15 mai, 2025 - 05:35 • Redação com Reuters
Uma jovem influenciadora digital mexicana, conhecida pelos seus vídeos sobre beleza e maquilhagem, foi morta a tiro durante uma transmissão em direto no TikTok.
A morte de Valeria Márquez, 23 anos, está a ser investigada de acordo com os protocolos de femicídio - o assassinato de mulheres ou raparigas por razões de género -, disse o procurador do Estado de Jalisco num comunicado divulgado na noite de terça-feira.
O femicídio pode envolver violência degradante, abuso sexual, uma relação com o assassino ou a exposição do corpo da vítima num espaço público, segundo as autoridades mexicanas.
Márquez foi morta na terça-feira no salão de beleza onde trabalhava na cidade de Zapopan por um homem que entrou e disparou sobre ela, refere o comunicado. O Ministério Público não nomeou qualquer suspeito.
Segundos antes do incidente, Marquez foi vista na sua transmissão em direto no TikTok sentada a uma mesa a segurar um peluche. Ouviu-se dizer "eles estão a chegar", antes de uma voz ao fundo perguntar "Ei, Vale?"
"Sim", respondeu Márquez, pouco antes de silenciar o som da transmissão em direto.