Ouvir
  • Noticiário das 21h
  • 15 jun, 2025
A+ / A-

Comissão para a Igualdade de Género apresenta queixa contra Numeiro

05 jun, 2025 - 21:24 • Diogo Camilo

Comentários do criador de conteúdos digitais a acusar mulheres de usarem o aborto como método contracetivo levaram a quase três centenas de queixas.

A+ / A-

A Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género recebeu quase 300 denúncias contra Numeiro, criador de conteúdos digitais, depois de ter acusado as mulheres de praticarem relações sexuais "sem consequência" e de usarem o aborto como método contracetivo.

“Nos últimos dias, a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) recebeu já mais de uma centena de denúncias de cidadãs e cidadãos indignados com estas declarações e informa que apresentou queixa junto do Ministério Público e de outras entidades competentes", refere a comissão.

O comunicado em causa não nomeia ninguém em especial, mas o Jornal de Notícias detalha que o aviso é destinado a Numeiro - nome nas redes sociais de João Barbosa -, com o Expresso a acrescentar que as queixas em causa estão perto das três centenas.

Na origem das queixas está uma publicação, entretanto apagada por Numeiro.

Segundo a CIG, em causa estão matérias como o "discurso de ódio e eventualmente incitamento ao ódio contra as mulheres, no sentido de apurar eventuais responsabilidades legais”.

A Comissão para a Igualdade de Género fala ainda numa "profunda preocupação e repúdio face às declarações recentemente divulgadas por um criador de conteúdos digitais, que desrespeitam gravemente os direitos das mulheres e espalham desinformação sobre o aborto”.

Ouvir
  • Noticiário das 21h
  • 15 jun, 2025
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • E as Mulheres?
    06 jun, 2025 São "Santas" é? 09:33
    É isso e esta novidade de agora as mulheres andarem em road show a exigir punições para os homens sobre violência doméstica, como se elas tivessem as mãos limpas e não fossem violentas também, só que duma violência que não é física e como tal não mostra marcas. Mas é violência na mesma. Já que estão ansiosas para "haver Leis que os façam pagar", arranjem também leis para fazer as mulheres pagar por manipulação de filhos contra os Homens, violência verbal, violência psicológica, insultos e gritaria. É que a dita violência não é só da parte dos Homens, correto?

Destaques V+