Morreu Luís Jardim, produtor musical que trabalhou com Tina Turner e Elton John
04 jul, 2025 - 17:36 • Ricardo Vieira, com Lusa
Natural da Madeira, o baterista foi músico de grandes estrelas internacionais e ficou conhecido do grande público como jurado de concursos de talentos. Morreu no dia do 75.º aniversário.
Morreu o músico e produtor Luís Jardim, esta sexta-feira, no dia em que completou 75 anos. A notícia foi avançada pela RTP.
Luís Jardim ficou conhecido do grande público pela sua participação como jurado no programa Ídolos, da SIC, e mais tarde em "Uma canção para ti" e "A tua cara não me é estranha", da TVI.
Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui
Natural da Madeira e primo de Alberto João Jardim, o baterista foi músico e produtor de grandes estrelas internacionais, como Tina Turner, Elton John, Rolling Stones, Rod Stewart ou George Michael . Também trabalhou em discos de artistas como ABC, Frankie Goes to Hollywood, Grace Jones ou Seal.
Produziu discos de Rui Veloso e esteve ligado à carreira de músicos como João Pedro Pais e de Luciana Abreu.
Ainda jovem, na década de 1960, Jardim fez parte da banda Demónios Negros. Mais tarde, mudou-se para Inglaterra, onde estudou Administração Comercial e fez parte do grupo Rouge, que vendeu mais de quatro milhões de discos nos anos 1970.
Luís Alberto Gonçalves Jardim, de seu nome completo, participou em bandas sonoras de filmes como “Gladiador” e “Um Peixe Chamado Wanda”, e fez várias digressões mundiais com vários artistas de referência.
Além da música, Luís Jardim teve uma breve carreira como guarda-redes, jogando nos juniores do Marítimo e nas equipas de formação do Chelsea, antes de optar definitivamente pela música.
Entrevista
Luís Jardim e Tina Turner. "Tocámos para 200 mil pessoas no Maracanã"
Em entrevista à Renascença, o produtor e músico po(...)
Alberto João Jardim confirmou a notícia: "Partiu o meu primo, Luís Alberto Gonçalves Jardim", escreveu o antigo presidente do Governo Regional da Madeira na redes social X.
Alberto João Jardim realça o caráter empreendedor de seu primo, recordando que no seu estúdio em Londres, “gravaram grandes estrelas, inclusive The Beatles”.
O atual presidente do governo regional da Madeira, Miguel Albuquerque, manifesta "profunda tristeza" pela morte do amigo Luís Jardim.
"Natural da Madeira, o Luís foi muito mais do que um brilhante músico e produtor musical, foi uma pessoa generosa, talentosa e inspiradora", diz Miguel Albuquerque.
Tive o privilégio de partilhar momentos com ele, e vi de perto o impacto que deixou no mundo da música, tanto em Portugal como além-fronteiras. O Luís vive agora nas melodias que nos deixou e nas memórias que guardo com imensa gratidão. Partiu, mas nunca será esquecido", escreveu o líder madeirense, nas redes sociais.
Em declarações à Renascença, em maio de 2023, aquando da morte de Tina Turner, Luís Jardim recordou como era trabalhar com a "Rainha do Rock", em estúdio e em digressão.
“A Tina Turner era uma cantora única, muito especial, uma verdadeira roqueira”, disse o músico e produtor.
Luís Jardim lembrou um grande concerto com Tina Turner no Brasil: "Os concertos eram momentos especiais. Nós tocamos em grandes concertos no Maracanã, foram 200 e tal mil pessoas".
- Noticiário das 5h
- 14 jun, 2026









