Ouvir
  • Noticiário das 19h
  • 18 nov, 2025
A+ / A-

Paz

No Dia Internacional da Paz, a ONU e a UNICEF convidam todos a pendurar uma bandeira branca na janela

18 set, 2025 - 11:52 • Catarina Severino Alves

Através do movimento "Janela Branca pela Paz", o Centro Regional de Informação das Nações Unidas para a Europa Ocidental (UNRIC) e a UNICEF Portugal querem sensibilizar a população para a quantidade de pessoas no mundo que vive em situação de guerra.

A+ / A-

Neste Dia Internacional da Paz, celebrado a 21 de setembro, o Centro Regional de Informação das Nações Unidas para a Europa Ocidental (UNRIC) e a UNICEF Portugal convidam todos a pendurar uma bandeira branca na janela, num gesto de apelo conjunto à cultura da Paz.

O movimento “Janela Branca pela Paz” surgiu em 2024 e visa “sensibilizar a população para os conflitos ativos e para a quantidade de pessoas no mundo que vive em situações de violência”. Através da ação, as instituições organizadoras apelam ainda aos líderes e decisores políticos que não desistam das negociações de paz, privilegiando “o diálogo e a diplomacia na resolução de disputas”.

Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui

Todas as pessoas e instituições são convidadas a participar na iniciativa. Basta pendurar um lençol, bandeira, toalha ou qualquer outro item de cor branca na janela de casa ou do local de trabalho, de forma visível.

No ano passado, várias personalidades, como Catarina Furtado, Cristina Ferreira, José Luís Peixoto, Marisa Liz, Nelson Évora e Rita Blanco, deram a cara pela iniciativa, levando milhares de pessoas a estender tecidos brancos nas janelas. No Instagram, foram publicadas 184 publicações com #JanelaBrancaPelaPaz.

A iniciativa pretende ainda criar uma corrente online de solidariedade, esperança e empatia com todos os que estão a viver em ambiente de conflito e guerra, relembrando os impactos que têm – “perda de vidas, destruição de casas, escolas, hospitais e o retrocesso ou estagnação do processo económico e social”.

Segundo a Organização das Nações Unidas, este é o momento com maior número de conflitos violentos desde a Segunda Guerra Mundial. Cerca de 2 mil milhões de pessoas – o que corresponde a um quarto da população mundial – vivem em regiões afetadas por conflitos e guerras. As crianças são as mais afetadas, sendo que 1 em cada 6 no mundo vive neste contexto.

Os participantes desta iniciativa podem partilhar uma fotografia ou vídeo da sua janela, identificando a conta do Instagram da @JanelaBrancaPelaPaz e o hashtag #Janela BrancaPelaPaz.

Ouvir
  • Noticiário das 19h
  • 18 nov, 2025
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+