A+ / A-

após morte do Presidente

Eleições no Irão marcadas para 28 de junho

20 mai, 2024 - 20:18 • Lusa

Ebrahim Raissi foi uma das vítimas de um desastre de helicóptero.

A+ / A-

As eleições presidenciais no Irão terão lugar no dia 28 de junho, informou esta segunda-feira a televisão estatal, após a morte do Presidente iraniano, Ebrahim Raisi, e da sua comitiva num desastre de helicóptero.

"O calendário eleitoral foi aprovado na reunião de chefes do poder judiciário, do Governo e do parlamento. Com a concordância do Conselho dos Guardiães [órgão que fiscaliza a Constituição], foi decidido que a 14.ª eleição presidencial será realizada no dia 28 de junho", indicou o canal estatal.

Os destroços do helicóptero que desapareceu no domingo foram descobertos ao amanhecer na encosta de uma montanha, na zona de Kalibar e Warzghan, na província do Azerbaijão Oriental, onde o aparelho se despenhou por motivos ainda desconhecidos.

Segundo relatos da imprensa iraniana, o helicóptero descolou em condições climatéricas difíceis.

As equipas de socorro iranianas recuperaram os corpos de Ebrahim Raisi e dos outros oito passageiros que seguiam a bordo, incluindo o ministro dos Negócios Estrangeiros, Hossein Amir-Abdollahian.

Após buscas intensas, dificultadas pelas condições meteorológicas adversas, o Governo iraniano confirmou a morte de Raisi, acrescentando que o desastre não vai causar "qualquer perturbação na administração" do país.

Hoje de manhã, o líder supremo do Irão, Ali Khamenei, nomeou o vice-Presidente Mohammad Mokhber como chefe de Estado interino e decretou cinco dias de luto pela morte de Ebrahim Raisi.

As cerimónias fúnebres do Presidente iraniano devem iniciar-se na terça-feira em Tabriz, noroeste do país, indicou a agência oficial iraniana.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+