A+ / A-

Alemanha

"Real Madrid é o meu último clube". Toni Kroos vai terminar a carreira depois do Euro 2024

21 mai, 2024 - 12:09 • Inês Braga Sampaio

"A minha ambição sempre foi terminar a carreira no topo das minhas capacidades", diz o médio alemão, que fará, na final da Liga dos Campeões, o último jogo pelo Real Madrid. Despedir-se-á dos relvados no Europeu, que se realiza na Alemanha.

A+ / A-

Toni Kroos anunciou, esta terça-feira, que vai terminar a carreira no final desta época, depois do Euro 2024, de que a Alemanha é anfitriã.

"A minha carreira como futebolista no ativo terminará este verão, depois do Europeu. Como sempre disse, o Real Madrid é e será o meu último clube", escreveu o médio internacional alemão, de 34 anos, no Instagram.

Kroos recorda o dia da apresentação no Real Madrid, a 17 de julho de 2014, como "o dia que mudou a [sua] vida".

"A minha vida como futebolista, mas, sobretudo, como pessoa. Foi o começo de uma nova vida no maior clube do mundo. Hoje, dez anos depois, no final da temporada, esta vida chega ao fim. Nunca esquecerei esta década tão apaixonante e bem-sucedida", assegura.

Para trás, ficam somente três clubes: o Bayern de Munique, onde completou a formação, que o estreou como profissional e com que conquistou a primeira Liga dos Campeões; o Bayer Leverkusen, a que foi emprestado no início da carreira; e o Real Madrid, que representou nos últimos dez anos e com que ganhou outras quatro Champions.

São, ao todo, 728 jogos, 65 golos e 124 assistências por clubes - e ainda faltam mais dois jogos, o último a final da Liga dos Campeões. Fora o registo, que ainda pretende alargar no Euro 2024, pela Alemanha.

Toni Kroos diz-se "feliz e orgulhoso por ter encontrado, na cabeça e no coração, o momento adequado para esta decisão".

"A minha ambição sempre foi terminar a minha carreira no topo das minhas capacidades. A partir deste instante, só existe um pensamento principal na minha mente e nada me vai demover: pela 15.ª", clama, em referência à final da Liga dos Campeões, frente ao Borussia de Dortmund.

Depois disso, o Euro 2024, para que Toni Kroos foi convocado e onde vai jogar em casa. O médio regressou à seleção, três anos após a retirada, em 2020, precisamente para ir em busca deste último troféu.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+