A+ / A-

Visita ad limina

Bispo defende "maior protagonismo dos leigos na Igreja portuguesa”

21 mai, 2024 - 23:59 • Ana Catarina André, enviada da Renascença a Roma

Num balanço do pós-JMJ, D. Nuno Almeida considera que é necessário que os mais velhos encontrem uma forma de “dar espaço” e “tudo fazer para que haja as condições dos jovens se reencontrarem com Jesus Cristo e com o Evangelho”.

A+ / A-

É preciso acelerar “o maior protagonismo dos leigos na Igreja portuguesa”, defendeu esta terça-feira o bispo de Bragança-Miranda, D. Nuno Almeida, durante a visita dos bispos portugueses ao Vaticano.

“Em tudo o que é possível convidar leigos, deveremos fazê-lo, não só porque faltam padres, mas sobretudo porque é um campo onde o [seu] contributo é enriquecedor. Estão no mundo do trabalho, da universidade, da vida familiar”, disse o presidente da Comissão Episcopal Laicado e Família, após a reunião entre os bispos portugueses e o Dicastério para os Leigos, Família e Vida, inserida na visita Ad Limina.

O bispo de Bragança avançou, ainda, que o primeiro aniversário da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de Lisboa será comemorado a 20 de outubro, Dia Mundial das Missões.

Estava previsto que este encontro nacional, cujo programa ainda não está fechado, tivesse lugar no Domingo de Cristo-Rei, em pleno Cristo-Rei, em Almada, mas houve uma alteração porque, “entretanto, o Papa vai convidar à vinda a Roma por causa da passagem dos símbolos [entre a JMJ de Lisboa e] a Coreia do Sul”.

Fazendo um balanço do pós-JMJ, D. Nuno Almeida considera que é necessário que os mais velhos encontrem uma forma de “dar espaço” e “tudo fazer para que haja as condições dos jovens se reencontrarem com Jesus Cristo e com o Evangelho”.

Neste momento, a Comissão Episcopal Laicado e Família está a rever o documento que contém as bases da pastoral juvenil, uma alteração que será feita a partir da exortação do Papa Francisco, Cristo Vive.

O prelado defende que é preciso encontrar “espaços muitas vezes não habituais” para que a Igreja se aproxime dos jovens, entre os quais o desporto, a arte, o voluntariado e a ciência.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+