17 abr, 2013
Benfica e Sporting vão encontrar-se domingo, no Estádio da Luz, num "derby" onde de acordo com Rui Águas "vai jogar-se pelo orgulho e pela rivalidade".
O antigo ponta-de-lança dos encarnados, directamente da Arábia Saudita, alerta para o facto do Sporting ser "mais forte agora, do que o foi na maior parte do campeonato". Para Rui Águas, a equipa de Jorge Jesus atravessa "uma fase muito boa", mas onde "para além dos pontos e dos objectivos se joga o orgulho e a rivalidade antiga". O agora treinador espera "um jogo disputado, com alguma suprioridade do Benfica, mas contando com uma oposição forte".
"O Sporting tem bons jogadores", afirma Rui Águas, mas o "Benfica tem jogadores de maior peso". O antigo avançado encontra no plantel de Jorge Jesus um "naipe de avançados que fazem a diferença". Elogiando a estrutura da equipa, fala de "Luisão, de uma linha média muito forte nesta altura". Rui Águas conclui que em termos de valores "o Benfica tem neste momento vantagem".
Apesar da diferença entre as duas equipas no campeonato, lutando por objectivos diferentes, Rui Águas explica que em campo não se notará essa discrepância. Num "derby", o detalhe pode ser o mais relevante, "numa bola parada o Benfica tem vários jogadores de grande estatura e que podem fazer a diferença". Nomes como "Luisão, Cardozo, Matic ou Garay" conferem aos encarnados "claramente mais poder", diz Rui Águas.
Mas como antigo goleador, Rui Águas não consegue fugir ao elogio a Cardozo. O paraguaio "é um jogador difícil de igualar e de grande capacidade goleadora".
No banco, dois treinadores, Jorge Jesus e Jesualdo Ferreira, "um mais popular e que o povo gosta mais, outro menos", mas para Rui Águas não será por aí que haverá diferença no relvado. A importância do treinador nos 90 minutos será relativa, "a não ser ao intervalo ou quando mexe na equipa".
Os grandes de Lisboa encontram-se, no domingo, em jogo a contar para a 26ª jornada da Liga. O desafio tem relato na Renascença e acompanhamento em rr.sapo.pt.