Na celebração da Paixão do Senhor, na Sé de Lisboa, D. Rui Valério evocou as “vítimas do ódio, da violência e das guerras” e disse que “só o amor expresso na Cruz do Senhor oferece razões para viver”.
Na missa que evoca a instituição da Eucaristia e do Sacerdócio, o Patriarca de Lisboa disse que hoje são precisos "gestos que curam” e sublinhou que “há esperança não porque somos otimistas, mas porque Deus se deu a Si próprio”
Papa apareceu sem o apoio de oxigénio. Desde que foi eleito Papa, Francisco sempre optou por celebrar a missa da Ceia do Senhor fora do Vaticano, quase sempre em prisões, casas de jovens em recuperação, hospitais ou lares de idosos.
Na missa crismal, o cardeal e bispo de Setúbal lembrou que a esperança está em Cristo e pediu aos sacerdotes para irem "onde muitos só conseguem ver obstáculos, vidas sem sentido, trevas e muros"
Na Missa Crismal, desta Quinta-feira Santa, em que os sacerdotes renovam as promessas da ordenação sacerdotal, D. Manuel Linda recordou os padres falecidos no último ano e recordou a importância do empenho e do serviço dos padres para a Igreja.