27 mar, 2014
O PS quer ouvir o secretário de Estado da Administração Pública, José Leite Martins, no Parlamento, com urgência, para saber quem está "a mentir" no caso da contribuição extraordinária de solidariedade (CES). Os socialistas querem explicações sobre as pensões, através do membro do Governo que reuniu com os jornalistas para lhes divulgar a informação sobre novas regras que estão em estudo para as pensões.
O deputado socialista António Gameiro diz que “é preciso perceber se nesse encontro informal que o senhor secretário de Estado da Administração Pública teve com os jornalistas disse a verdade ou o senhor primeiro-ministro e o líder parlamentar do PSD estão a mentir ou ao contrário”.
“O que é verdade é que há uma espiral de incerteza. Há, de facto, um conjunto de contradições e é importante que se fale verdade aos portugueses”, acrescenta.
António Gameiro deixa várias perguntas que os socialistas querem ver respondidas: “Que cortes vão haver? Quais são os cortes provisórios que se tornam definitivos e com que rendimentos podem os portugueses contar de forma estável para pagar as despesas de casa, alimentação, gás, luz? Que compromissos foram assumidos com a troika e não estão ainda assumidos?”
Depois de avançada a informação pela imprensa de que haveria possibilidade dos cortes na CES passarem a definitivos, o primeiro-ministro e o ministro da Presidência disseram que, afinal, se tratava de especulação e manipulação.