Siga-nos no Whatsapp

Campanha arranca e Ucrânia no topo da agenda

12 mai, 2014 • Daniel Rosário

Único debate que junta os cinco candidatos à sucessão de Barroso marcado para quinta-feira. Bruxelas mantém pressão sobre Moscovo por causa da Ucrânia. 

Dia marcado pelo arranque da campanha eleitoral para as Europeias do próximo dia 25. Para além da eleição dos novos eurodeputados para o Parlamento Europeu, há a escolha do sucessor de Durão barroso à frente da Comissão Europeia. Na próxima quinta-feira há o primeiro debate televisivo com todos os candidatos envolvidos e esse é um dos destaques do correspondente da Renascença em Bruxelas, Daniel Rosário.

“A novidade é a participação de todos os cinco candidatos”. Até agora tinha havido embates entre eles, mas sem o candidato da Esquerda Europeia, o grego Alexis Tsypras, líder do movimento Syrisa, que ainda não tinha debatido directamente com os adversários.

Na quinta-feira, às 21 horas de Bruxelas, menos uma hora em Lisboa, vamos poder assistir ao único embate com todos os candidatos.

Esforços diplomáticos pela Ucrânia 

Já esta segunda-feira, fica marcada pela reunião dos Ministros dos Negócios Estrangeiros dos 28, marcada pela questão da Ucrânia e o alargamento das sanções a Moscovo. Mas as sanções foram limitadas. “Primeiro porque os 28 têm posições divergentes sobre as sanções contra a Rússia. Depois porque está a prevalecer uma linha que privilegia o diálogo e que acha que o endurecimento das sanções pode atrasar o clima de negociação.

Dado significativo foi a presença nesta reunião do presidente da Organização para a Segurança e Cooperação Europeia que está a tentar mediar os esforços para tentar encontrar ima solução pacifica para esta crise. O suíço que ocupa o cargo sublinha a necessidade de aprofundar os contactos. E acha que ainda há espaço ainda para o diálogo. A OSCE concorda que um endurecimento das sanções podia ter agora um efeito mais negativo que positivo.

Destaque, ainda, para a presença esta terça-feira do Primeiro-ministro ucraniano em Bruxelas, para uma reunião com a Comissão Europeia.