O que é o MBway?
O MBWay é a maior app de pagamentos móveis em Portugal. O serviço foi lançado em 2015 pela SIBS, a empresa que gere o Multibanco. É um serviço que disponibiliza no telemóvel algumas das funcionalidades das caixas multibanco. Permite fazer pagamentos e transferências rápidas, levantar dinheiro, fazer compras online, entre muitas outras funcionalidades. Tudo isto de forma gratuita e em segundos.
O serviço deixou de ser gratuito? O que é que mudou?
Até aqui não se pagava nada para usar o serviço MB Way (nem para fazer transferências entre bancos diferentes). Não havia qualquer custo.
Hoje em dia, a adesão e a utilização diária da app - como por exemplo levantar dinheiro, gerar cartões MBNET, dividir contas, etc. - continua a ser gratuita, mas, em alguns casos, as transferências podem passar a ter um custo associado. O que o cliente deve fazer é informar-se junto do banco.
Porque tomaram os bancos esta decisão?
Os bancos também têm que assegurar custos. Para que os clientes possam usar o MBWay e fazer as transferências através da app, os bancos têm de pagar uma comissão à SIBS. Isto é, o uso da app sempre foi gratuito para os clientes, mas não para os bancos, que apesar de lhes ser cobrado um valor, optaram por não o cobrar aos clientes.
Na verdade, desde que o serviço foi lançado, os bancos apresentavam nos seus preçários o custo associado a estas operações no MBWay, mas em alguns casos também indicavam a isenção, no mesmo documento, para fomentar a utilização do serviço. Agora, alguns bancos começaram, então, a cobrar essa mesma taxa.
Ainda há bancos que não estão a cobrar?
Sim. Alguns bancos continuam a isentar os clientes desse custo, como é o caso do Banco Montepio que não vai cobrar qualquer comissão até ao final do ano de 2019.
Quando isto mudar, o Banco é obrigado a comunicar a alteração aos Clientes, no mínimo, com 30 dias de antecedência. É uma regra, para todos os Bancos.
Quando começar a ser cobrada uma comissão, como é que o cliente saberá qual é o valor?
O cliente pode consultar o valor no preçário do banco. Depois, a esse valor, acresce sempre o Imposto do Selo que equivale a 4%.
Por exemplo, se o banco cobrar 1€ por cada transferência, na realidade vai pagar 1, 04€.
O cliente também pode consultar este valor na própria aplicação do MBWay, antes de clicar na opção “Enviar dinheiro”.
Deverá sempre informar-se junto do seu banco. Em alguns casos, o valor do serviço pode estar anunciado no preçário e ainda não estar ser cobrado.