Teresa Bartolomeu, Responsável de Marketing da Médis, marca do Grupo Ageas Portugal explica-nos no Jogar P'lo Seguro a importância de ter um seguro de saúde no caso de ser diagnosticado um cancro:

- Quais são as vantagens que o seguro de saúde traz neste tipo de doença?

R: Os seguros de saúde oferecem hoje em Portugal uma vasta rede de hospitais e clínicas com serviços de referência nesta área dando à pessoa com Cancro não só a possibilidade de escolha da unidade de saúde, mas também um acesso rápido ao diagnóstico e tratamento. Tem aumentado também o valor comparticipado especificamente para estas despesas, havendo hoje em dia a possibilidade de a pessoa ter um valor ilimitado para as despesas de internamento e tratamentos de quimioterapia e radioterapia. Antes de fazer o seguro, a pessoa deverá procurar e questionar sobre a cobertura destas despesas para escolher a melhor opção.
- Todos conhecemos alguém que teve ou tem um cancro. Se tiver seguro de saúde como será? O que é preciso ter negociado logo no início do contrato? As doenças oncológicas estão incluídas na maioria dos seguros de saúde? E as despesas com a doença também estão cobertas?
R: Sim, o cancro é coberto pela generalidade dos seguros de saúde que, na cobertura de hospitalização, consideram: as despesas de internamentos, as cirurgias, os tratamentos de quimioterapia e radioterapia. Também os exames e consultas estão considerados caso a pessoa tenha adquirido um seguro com cobertura de Ambulatório.
- Será que o seguro de saúde cobre também os rastreios oncológicos? E os garante nesta altura em máxima segurança?
R: Sim, pela sua importância, a pessoa deverá escolher um médico assistente na entrada no seguro que irá acompanhá-la em todas as fases da vida, identificando as necessidades de realização de exames para despiste desta doença. Há também outros serviços online que a seguradora oferece e que podem ajudar dando a informação às pessoas sobre os exames que podem fazer em determinadas idades e podem ser consultados em medis.pt/cancro. Mas, as seguradoras como a Médis têm também um papel importante na prevenção do cancro, com iniciativas de promoção de informação sobre esta doença, como o projeto “Tenho Cancro e depois”, numa parceria com a SIC Notícias e o Expresso.
Se tem perguntas que gostaria de colocar aos nossos especialistas em seguros envie para o email seguro@rr.pt ou por whatsapp para o 962 007 500