01 abr, 2025 - 11:33 • João Pedro Quesado
Já é conhecido o calendário completo dos debates televisivos para as eleições legislativas de 18 de maio. O primeiro é na próxima segunda-feira, 7 de abril, entre a coligação entre PSD e CDS (que vai ter de abandonar o nome Aliança Democrática) e a CDU, e o último frente-a-frente é entre Luís Montenegro e Pedro Nuno Santos, a 28 de abril, em simultâneo nos três canais generalistas.
Entre os 27 debates das legislativas de 2025, 13 vão ser transmitidos em sinal aberto, na RTP1, SIC e TVI, sempre às 21 horas. Os outros 14 debates entre líderes partidários são transmitidos pela a RTP3, a SIC Notícias e a CNN Portugal, de forma alternada.
O canal público vai ainda transmitir dois outros debates. A 6 de maio é o debate entre todos os partidos representados na atual Assembleia da República (AD, Partido Socialista, Chega, Iniciativa Liberal, Bloco de Esquerda, CDU, Livre e PAN).
Já o debate entre todos os partidos sem assento parlamentar acontece a 8 de maio, também na televisão pública. Em 2024, este debate contou com dez partidos: RIR, PCTP/MRPP, Juntos pelo Povo (JPP), ADN, Alternativa 21, Volt, Ergue-te, Nós Cidadãos!, PTP e Nova Direita.
Os debates televisivos têm duas pausas no calendário. A primeira deve-se ao período de Páscoa, não havendo debates nos dias 18, 19 e 20 de abril. A segunda deve-se ao 25 de Abril, não sendo realizados debates no feriado e no fim de semana de 26 e 27 de abril.
Pausa da Páscoa
Legislativas
Luís Montenegro e Pedro Nuno Santos foram, ainda, (...)
Pausa do 25 de Abril