Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Portugal tem mais de 23 mil estrangeiros residentes não habituais

24 set, 2018 - 08:04

Franceses, britânicos e italianos são a maioria. Cegam atraídos pelos benefícios fiscais oferecidos.

A+ / A-

Entre janeiro de 2017 e agosto deste ano, o número de residentes não habituais (RNH) em Portugal aumentou 83%, atraídos pelos benefícios fiscais oferecidos. São já 23.767, a grande parte franceses, britânicos e italianos, avança o “Diário de Notícias”.

O regime fiscal criado em 2009 para atrair estrangeiros (trabalhadores qualificados e reformados) também pode ser usado por portugueses desde que não tenham residido no país nos cinco anos anteriores. Mas apenas 1.502 residentes não habituais (6%) têm naturalidade portuguesa.

Em traços gerais, o regime dos RNH permite a trabalhadores que integram uma lista de profissões consideradas de elevado valor acrescentado pagar uma taxa de IRS de 20% sobre os rendimentos do trabalho e confere uma dupla isenção de tributação aos reformados (nas pensões). Para se beneficiar destas condições (que são concedidas por um período de dez anos, não renovável) é necessário ter tido residência fiscal fora de Portugal nos cinco anos anteriores ao pedido de adesão e passar a morar em Portugal, pelo menos, 183 dias por ano.

Existem outros países europeus com regimes fiscais que visam atrair determinada tipologia de rendimentos ou de contribuintes, mas o facto de por cá ter sido decidido não cobrar IRS aos reformados estrangeiros (desde que a pensão seja paga por outro país) colocou o regime português na mira das críticas das Finanças finlandesa e sueca.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 24 set, 2018 aldeia 13:15
    Portugal é um paraíso para os estrangeiros ,têm dinheiro,boas reformas etc,ao contrário dos portugueses que têm de sobreviver com reformas e pensões de miséria que mal dá para comer.

Destaques V+