04 mar, 2020 - 08:05 • Joana Gonçalves
Joe Biden regressou em força na super terça-feira, dia em que 14 estados e um território norte-americanos votaram para eleger o candidato democrata que deverá enfrentar Donald Trump nas eleições presidenciais de 3 de novembro.
O antigo vice-presidente dos Estados Unidos tinha conquistado, às 8h00 (hora de Portugal continental) 453 delegados, dos 1991 necessários para ocupar o lugar de representante do partido, frente ao atual Presidente do país.
Carolina do Norte, Virgínia, Massachusetts, Minnesota, Tennessee, Alabama, Oklahoma, Arkansas e Texas, o segundo mais importante com um total de 228 delegados em jogo, foram os nove estados onde Biden saiu vitorioso.
Bernie Sanders, que ocupava o primeiro lugar nas sondagens dos últimos dias, e que conquistou uma vitória na votação de fevereiro, venceu em apenas 3 estados – Vermont, Colorado e Califórnia.
Este último é a grande conquista da noite, uma vez que é o estado com mais delegados em jogo – 415.
Na corrida estiveram seis candidatos, Bernie Sanders, Joe Biden, o multimilionário Michael Bloomberg, Elizabeth Warren, Tulsi Gabbard e Amy Klobuchar. Depois do resultado desta terça-feira, a disputa parece ficar limitada a Bernie Sanders e Joe Biden.
As projeções não preveem maioria para nenhum dos candidatos, um cenário que soma 41% de probabilidade de acordo com o site FiveThirtyEight.
O resultado final do estado da California, que soma mais de 39 milhões de habitantes, ainda vai demorar alguns dias a ser apurado.
[Em atualização]