Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Covid-19. Detetados 10 casos de infeção no futebol alemão

04 mai, 2020 - 16:49 • Lusa

Resultados da primeira série de testes em clubes da primeira e segunda divisões surgem numa altura em que a Alemanha se prepara para retomar a Bundesliga.

A+ / A-

Veja também:


A primeira série de testes a clubes da primeira e segunda divisão da Alemanha resultaram em 10 casos positivos da Covid-19, quando se prepara o regresso das competições, anunciou esta segunda-feira a Liga Alemã de Futebol (DFL).

Dos 1.724 testes já realizados nos 36 clubes envolvidos (18 por divisão), 10 deram resultado positivo, embora a DFL não tenha revelado os clubes envolvidos e o nome das pessoas, que tanto podem ser um jogador ou um membro da equipa técnica, que estão infetadas com novo coronavírus.

Isto acontece numa altura em que a Alemanha prepara o regresso do futebol profissional, com a Bundesliga a poder reiniciar já durante o atual mês de maio.

Na última quinta-feira, o Colónia, atual 10.º classificado da Bundesliga, anunciou a existência de três casos positivos no plantel (dois jogadores e um fisioterapeuta), que foram colocados de quarentena. Hoje, o clube acrescentou que, na segunda bateria de testes, deram todos negativos.

O protocolo proposto pela DFL para a retoma dos campeonatos prevê a exclusão de casos positivos, mas sugere que o restante plantel possa continuar a treinar se os testes forem negativos.

No domingo, o ministro alemão do Interior, Horst Seehofer, responsável pela pasta do Desporto, mostrou-se a favor do regresso da Bundesliga e da proposta apresentada pela DFL.

Na quarta-feira, a chanceler, Angela Merkel, irá apresentar a tomada de decisão oficial do executivo germânicos, depois de uma reunião com os líderes das várias regiões, em videoconferência.

De acordo com os últimos dados, a Alemanha registou, para já, um total de 165.745 infetados com o novo coronavírus e 6.866 mortos devido à doença.

Com a declaração de pandemia, em 11 de março, inicialmente alguns eventos desportivos foram disputados sem público, mas, depois, começaram a ser cancelados, adiados – nomeadamente os Jogos Olímpicos Tóquio2020, o Euro2020 e a Copa América – ou suspensos, nos casos dos campeonatos nacionais e provas internacionais de todas as modalidades.

Os campeonatos de futebol de França e Holanda foram, entretanto, cancelados, enquanto países como Alemanha, Inglaterra, Itália, Espanha e Portugal preparam o regresso à competição.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de Covid-19 já provocou mais de 247 mil mortos e infetou mais de 3,5 milhões de pessoas em 195 países e territórios.

Mais de um milhão de doentes foram considerados curados.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+