O que é ao certo um cartão pré-pago?
Um cartão pré-pago é uma espécie de cartão de débito, mas não está associado a uma conta à ordem e tem um saldo limitado. Ou seja, é um cartão que se carrega à medida das necessidades. Quando termina o saldo, pode carregar-se outra vez.
Pode ser uma ótima ferramenta de gestão do dinheiro, sem perder o controlo. Por exemplo, para a mesada das crianças, para efetuar o pagamento à empregada doméstica, para uma viagem em que sabe que não pode gastar mais do que x, y, ou z…
É simples de usar?
Sim! Pode ser utilizado em lojas físicas, online ou mesmo para pagamento de serviços e levantamentos. Pode ser carregado por qualquer pessoa a partir da opção de pagamento de serviços com uma entidade e referência.
Qualquer pessoa pode então usar um cartão pré-pago?
Sim! Os cartões pré-pagos podem ser usados por qualquer pessoa. São mesmo pensados para todos que saibam e consigam usar um cartão. No entanto, só podem ser adquiridos por maiores de idade.
Quais são as vantagens face a outros cartões ou mesmo ao “dinheiro vivo”?
Em primeiro lugar, a segurança! Quer online, quer presencialmente e nem se corre o risco de andar com dinheiro e o perder
Depois, a possibilidade de agendar carregamentos por data e por montante semanalmente ou mensalmente.
Em terceiro lugar, a comodidade: possibilidade de carregamento em qualquer altura, em qualquer lugar e por qualquer pessoa e o imediatismo. É que mal se carrega o dinheiro no cartão, este fica imediatamente disponível.
Por fim, a total liberdade de utilização em Portugal e no estrangeiro.
Como pode adquirir?
No banco, claro! No caso do Banco Montepio os cartões podem ser pedidos em qualquer balcão e têm uma taxa de emissão de 6,24€ (já com Imposto do Selo à taxa legal em vigor). Se quiser pode também pedir um cartão pré-pago através do homebanking, e até mesmo personalizar o cartão com o nome de utilizador