Conta Ordenado – o que é?
A Conta Ordenado, é uma conta de depósito à ordem que obriga a domiciliação do ordenado mensal. Trata-se de um acordo em que o cliente se compromete a receber o seu salário ou pensão de reforma na conta e em troca pode ter vantagens especiais, como é o caso do descoberto bancário autorizado.
Como funciona esse descoberto autorizado?
O banco concede aos clientes que têm conta ordenado um plafond extra que pode ir até 100% do valor do ordenado ou da reforma. Vamos dar um exemplo prático: recebe 1.000 euros de salário e o banco disponibiliza até outros 1.000 euros, que ficam disponíveis para o que for preciso. É como se o banco adiantasse já o salário do mês seguinte.
No mês seguinte, quando o cliente receber o salário, é-lhe retirado automaticamente todo o montante que foi adiantado (“emprestado”!)
Existem juros sobre o valor ‘emprestado’?
Sim, existem custos e são diferentes de banco para banco.
Na FIN – Ficha de Informação Normalizada – devem estar indicadas todas as comissões e despesas, entre as quais a TAN e a TAEG, o modo dos cálculos dos juros, e outras informações importantes.
Como controlar o valor já utilizado da conta ordenado?
Quando consulta o saldo da conta – seja no homebanking ou no Multibanco – olhe sempre para o saldo disponível que é o valor que realmente está depositado. O saldo contabilístico ou autorizado inclui o plafond da conta ordenado.
Como escolher a melhor conta ordenado?
As contas-ordenado não são todas iguais. Procurar qual a melhor Conta Ordenado depende do seu objetivo.
Pormenores a ter em conta:
Em suma: conta ordenado: sim ou não?
Sim, mas sempre com uma gestão equilibrada, de forma responsável e para necessidades pontuais.