O que é e como funciona o Cashback?
O cashadvance é uma antecipação de dinheiro, para fazer face a uma despesa inesperada, por exemplo.
O cashback é uma devolução e pode ser uma excelente forma de poupar, usando o cartão de crédito.
Um cartão com cashback permite ao utilizador receber – no mês seguinte - uma parte do dinheiro que gastou no mês anterior.
Quanto posso poupar utilizando um cartão com cashback?
Na prática a poupança depende da percentagem do cashback e esta percentagem é definida, ou pré-definida, pela instituição que emite o cartão. Normalmente varia entre 1% e 3%.
Por exemplo: Imagine que faz as compras do mês no hipermercado e gasta 400 euros (para todo o mês). Se pagar com o cartão de crédito e tiver cashback de 3%, recebe de volta 12 euros. Ao fim do ano, pode significar uma poupança de 144 euros.
Então, quando mais gasta, mais ganha?
Quanto mais usar o cartão e maior for o cashback definido, maior será o valor a reaver. Mas é preciso ter atenção aos custos como a comissão de disponibilização do cartão e taxa (TAEG), porque podem ser superiores ao valor que é devolvido com o cashback.
Ou seja, é preciso fazer contas e avaliar se os custos compensam o cashback, considerando o padrão de utilização.
Onde pode usar esse valor que é devolvido em cashback?
Pode usar para fazer pagamentos em bombas de gasolina, restaurantes, hotéis, tecnologia ou supermercados (etc) e em alguns casos tem até a possibilidade de acumular milhas aéreas ou ter descontos em determinados parceiros.
Há algum pagamento que não deva fazer com o cartão de crédito com cashback?
Sim.
Hipotecas, despesas do dia-a-dia, impostos, despesas com a educação ou a saúde são alguns bons exemplos do que não deve pagar com o cartão de crédito. São despesas que podem estar sujeitas a juros ou sobretaxas e pode sair-lhe mais caro se pagar com o cartão de crédito, não compensando o montante que depois vai receber em cashback.