Siga-nos no Whatsapp

A+ / A-

Hoje falamos de seguros e acidentes de trabalho


Por exemplo, em caso de teletrabalho, o que acontece se tivermos um acidente de trabalho... Em casa? Foi uma das perguntas feitas à Alexandra Catalão, Diretora de Marketing da Ageas Seguros, marca do Grupo Ageas Portugal. Recorde aqui.

Acidentes no Trabalho - Jogar P'lo Seguro

- O que é um acidente de trabalho?

É Acidente de Trabalho aquele que se verifique no local e no tempo de trabalho e produza direta ou indiretamente uma lesão corporal, perturbação funcional ou doença de que resulte redução na capacidade de trabalho ou de ganho ou a morte.

- Qual a importância do seguro de acidentes de trabalho e como funciona em caso de teletrabalho?

Além de derivar de uma obrigatoriedade legal, esta é a forma que as empresas têm para transferir para a Seguradora a Responsabilidade de pagamento dos danos corporais dos Colaboradores no exercício da atividade profissional.

Para o regime de trabalho remoto as empresas devem reunir a informação necessária, como por exemplo a morada onde irá ser exercida a função, e remeter a informação para a seguradora com o devido consentimento.

- Se eu ficar com uma invalidez na sequência de um acidente de trabalho, o que irei receber por parte da seguradora?

Existem dois tipos de incapacidades para o trabalho que podem ajudar a determinar os valores de indemnização.

A primeira, Incapacidade Permanente Parcial (IPP), é de uma forma muito sintética aquela que permite ao Colaborador continuar a desenvolver a sua atividade profissional, no entanto como a sua lesão afeta a sua capacidade produtiva, deverá ter direito a uma indemnização.

Em segundo lugar, existe a Incapacidade Permanente Absoluta (IPA), e neste caso não será possível continuar a sua atividade laboral, e neste caso em particular esta divide-se em dois, a primeira para todo e qualquer trabalho e a segunda para o trabalho habitual, em ambos os casos existirá lugar ao pagamento de uma indeminização que poderá ser liquidada de uma vez só ou por via de uma renda vitalícia.


Para colocar as suas questões escreva para o email seguro@rr.pt ou por whatsapp para o 962 007 500

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.