Siga-nos no Whatsapp

A+ / A-

11 janeiro 2025

Toli César Machado


Nasceu no Porto, em 1961 e foi o quinto de sete irmãos. Com tantos irmãos mais velhos ouviu muitas das músicas deles e teve de crescer depressa.

Toli César Machado

Aos 10 anos tocou pela primeira vez num casamento, mas o dono da bateria não deve ter achado muita graça à brincadeira.

Depois estudou agricultura e cinema, mas a música nunca mais o largou e, com o passar dos anos, até expandiu as suas habilidades musicais e passou a dominar instrumentos como o piano, a guitarra ou o acordeão.

Tudo terá começado mais a sério quando no início da década de 1980 fundou os GNR, ao lado de Alexandre Soares e Vítor Rua.

Tocou bateria em “Foram Cardos, Foram Prosas” de Manuela Moura Guedes ou produziu o álbum “Anjo da Guarda” que marcou a estreia de António Variações, mas diz que gosta mais de produzir canções do que álbuns completos.

Produziu muito mais coisas, tocou com muito mais gente e para além dos GNR também já vai no seu segundo disco a solo. Este chama-se: “Noir”.

Toli César Machado é o convidado do Carlos Bastos no Música.pt.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.