Siga-nos no Whatsapp

A+ / A-

Quarto do Fundo

A Importância do Obrigado e da Gratidão


Com a Psicóloga Joana Alexandre, membro da direção da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

QF - Joana Alexandre 18 jan

Dizer “obrigado” pode parecer um ato simples, que faz parte do nosso vocabulário e daquilo que consideramos boa educação, mas a verdade é que, segundo a psicologia, tem um poder mais importante do que podemos imaginar.

Os estudos mostram que as pessoas que são gratas são mais satisfeitas, otimistas e têm maior vitalidade, porque o hábito de agradecer ativa o sistema de recompensa do cérebro, liberta dopamina e promove uma sensação de prazer e de bem-estar.

Além disso, quando o agradecimento é sincero, tem a capacidade de fortalecer relacionamentos, porque reflete cuidado e contribui para uma sociedade mais empática.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.