• Marina Duarte, Mariana Aires, Susana Palma
É em casa que recebemos os amigos, que descansamos depois de um dia de trabalho, que brincamos às escondidas com os nossos filhos... mas também é em casa que acontece a maioria dos crimes de violência doméstica.
Por todas as vítimas de violência doméstica, dias 4, 5 e 6 de junho somos Três por Todos.
Nesta edição do Três por Todos, As Três da Manhã vão passar três dias “fechadas” numa casa – um símbolo do contexto onde ocorrem a maioria dos casos de violência doméstica – mas com o espírito bem-disposto que as caracteriza, sem nunca desvirtuar a seriedade da causa.
Esta ação solidária tem o objetivo de angariar donativos para a Associação de Apoio à Vítima (APAV) e terá lugar na Casa do Presidente, em Monsanto.
Dias 4, 5 e 6 de junho, entre as sete da manhã e as oito da noite, Ana Galvão, Inês Lopes Gonçalves e Joana Marques vão cumprir 30 desafios, receber 300 convidados e conduzir uma emissão especial recheada de concertos de garagem, momentos inesperados e uma cozinha aberta para chefs que queiram preparar pratos especiais.
Para Pedro Leal, Diretor Geral da Renascença, “O Direito à Vida defende-se também aqui. Em Portugal por cada milhão de habitantes, todos os anos, morrem duas mulheres vítimas de violência doméstica. Em 2024 foram 19 as mulheres assassinadas. O problema da violência doméstica é grave, e, além da morte das mulheres, assume outras dimensões como a violência sobre crianças e idosos. Com esta ação, o “Três Por Todos” da Renascença, pretende quebrar silêncios, incentivar a denúncia, alertar e sensibilizar o país para um problema que os nossos vizinhos espanhóis têm a coragem de denominar de “terrorismo doméstico”.
Para João Lázaro, Presidente da APAV, “iniciativas como o "Três por Todos" da Renascença são fundamentais. Durante três dias, não só dará visibilidade a esta realidade, como mobiliza a sociedade a agir. Ter uma emissão especial dedicada a esta causa, num meio de comunicação com a abrangência e credibilidade da Renascença, é um passo essencial para quebrar o silêncio e envolver cada vez mais pessoas na luta contra a violência doméstica. Além da sensibilização, esta iniciativa tem um impacto direto no trabalho da APAV. Os donativos recolhidos permitirão reforçar os nossos serviços de apoio às vítimas, garantindo mais recursos, mais acompanhamento e mais respostas para quem precisa de ajuda para recomeçar. Agradecemos profundamente à Renascença e a todos os que se juntam a esta causa.”
Vai poder acompanhar o Três por Todos na rádio, aqui, no site da Renascença, e também em vídeo.
Esta edição do Três por Todos conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República e o apoio da SIC Mulher como media partner.