Siga-nos no Whatsapp

A+ / A-

5 abril 2025

Maria João no Música.pt


Nasceu na capital portuguesa em 1956, mas sempre afirmou que tem o coração dividido entre Lisboa e Maputo, a terra natal da mãe. Na infância nunca demonstrou grande interesse pela música, preferindo o desporto e praticando, por exemplo, aikido e natação.

Maria João

O despertar para o canto surgiu de forma inesperada durante um curso de nadadora-salvadora, quando percebeu que a sua voz se destacava. Já agora, ela foi das primeiras mulheres portuguesas a tirar esse curso.

Rebelde, foi expulsa várias vezes dos colégios que frequentou e só aos 27 anos, incentivada por um amigo, ingressou na Escola de Jazz do Hot Club em Lisboa.

Sem formação musical formal, destacou-se pelo talento natural para a improvisação. A sua estreia aconteceu em 1983, e desde então conquistou reconhecimento pelo seu estilo singular. Hoje é uma das vozes mais respeitadas no cenário musical português.

Nestes 40 anos de carreira já lançou muitos discos e agora lançou mais um: “Abundância”.

O resto pode descobrir se ouvir a conversa da Maria João com o Carlos Bastos no Música.pt.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.