Siga-nos no Whatsapp
Da Capa à Contracapa
Os grandes temas da atualidade em debate à Terça-feira, depois das 23h, na Edição da Noite. Uma parceria da Renascença com a Fundação Francisco Manuel dos Santos.
A+ / A-
Arquivo
Para que servem as Humanidades na Educação de hoje?

Da Capa à Contracapa

​Para que servem as Humanidades na Educação de hoje?

14 jan, 2025 • José Pedro Frazão , Ana Marta Domingues


São convidados os professores universitários Carlos Fiolhais e Jorge Vaz de Carvalho.

As engenharias, as ciências empresariais e as disciplinas na área da Saúde dominam as estatísticas do ensino superior. A pressão para o investimento nas áreas STEM – Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática – para benefício dos indicadores de produtividade exclui as humanidades do panorama prioritário da formação superior. Com a necessidade de incluir mais inovação e criatividade nos processos produtivos, o termo STEM passou a STEAM , incluindo Artes na fórmula revista por diversas correntes formativas. Mas as Humanidades parecem longe do foco da educação superior, sobretudo quando o foco está na empregabilidade e na competitividade. Que falta fazem afinal as ciências humanas? Os saberes medem-se hoje apenas por critérios de utilidade? Como reforçar a importância das Humanidades num contexto de prevalência de cursos e estudantes de ciências?

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.