Siga-nos no Whatsapp
Economia das Coisas
O que não sabe, mas vai gostar de saber sobre Economia. Segundas-feiras às 9h40 e 17h40 (reposição)
A+ / A-
Arquivo
Economia das Coisas - para quê pagar impostos? - 22/01/2018

Economia das Coisas

Porque pagamos impostos?

22 jan, 2018 • Paulo Ribeiro Pinto


Há muitos serviços que caso não pagassemos impostos simplesmente não existiam.

Benjamin Franklin um dos pais da revolução americana, no Século XVIII, terá dito um dia que "só existem duas certezas neste mundo: a morte e o pagamento de impostos", uma máxima que podemos dizer se mantém até aos dias de hoje.

No início deste ano entrou em vigor o Orçamento do Estado e, como em todos os anos, uma boa parte da discussão no Parlamento anda à volta da despesa do Estado, que é financiada pelos impostos de todos os contribuintes.

Há muitos serviços que caso não pagassemos impostos simplesmente não existiam.

Há sempre os oportunistas - o que os economistas chamam de "free riders" - aqueles que não pagam mas beneficiam dos serviços prestados pelo Estado.

Para críticas e sugestões pode enviar um e-mail para paulo.pinto@rr.pt.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.