Siga-nos no Whatsapp
Espaço do Consumidor
Um espaço para responder a todas as dúvidas dos consumidores (terças e quintas, depois das 11h15)
A+ / A-
Arquivo
Espaço do Consumidor - Perder a carteira - 23/05/2017

Espaço do Consumidor

​Perdi os documentos. O que devo fazer?

23 mai, 2017 • Fátima Casanova


Vai ter de agir o mais rapidamente possível. Siga estes passos.

A carteira costuma juntar todo o tipo de informação pessoal. Por isso, ficar sem ela torna-o mais vulnerável a roubos, invasões de privacidade ou até furto de identidade.

Em caso de roubo, furto ou perda da carteira, vai ter de agir o mais rapidamente possível. Siga estes seis passos:

1. Notificar o banco e cancelar os cartões

Deve notificar o banco e as empresas emissoras dos seus cartões de débito e de crédito para que os possam cancelar e, assim, evitar cobranças indevidas.

Para facilitar a notificação, tenha à mão o número do seu cartão e da conta associada, bem como o nome da entidade emissora. Pode também ligar para a SIBS (808 201 251 ou 217 918 780) e pedir o cancelamento imediato dos cartões.

Depois de ter reportado a perda/roubo ao banco, deixa de ter responsabilidade sobre os movimentos feitos – se alguém levantar dinheiro da conta ou fizer compras, a entidade emissora do cartão é que é responsabilizada.

2. Contactar as autoridades

Participe às autoridades competentes (PSP ou GNR) e peça uma prova da participação. Este passo é importante para evitar que lhe possam ser imputadas responsabilidades por actos de vandalismo ou crimes que possam estar a ser cometidos por alguém que está na posse dos seus documentos.

3. Anular documentos perdidos/roubados

Se tiver perdido documentos pessoais, como o Cartão de Cidadão, Documento Único Automóvel, carta de condução, cartão de pensionista ou cartão de beneficiário da ADSE, deve comunicar a ocorrência aos serviços competentes para que estes os cancelem.

Quanto ao Cartão de Cidadão deve proceder à sua substituição com a maior brevidade possível. Deve comunicar a ocorrência ao Instituto dos Registos e Notariado. Esta comunicação pode ser presencial ou telefónica. Terá de dizer o código de cancelamento que está na "carta PIN".

4. Alterar “passwords”

É importante fazer a alteração de eventuais palavras-passe que estivessem na sua carteira. Dessa forma, garante que também no mundo “online” mantém a sua privacidade intacta.

5. Como pedir novos documentos

Os novos cartões bancários são emitidos pelo banco e, por norma, o processo é bastante rápido. De banco para banco, os prazos de entrega dos cartões novos variam.

Já quanto aos documentos pessoais é necessário fazer o pedido de uma segunda via dos mesmos, junto de cada entidade competente.

Existe a possibilidade de tratar de tudo no Balcão “Perdi a Carteira”, da Loja do Cidadão, mas este serviço apenas está disponível na loja das Laranjeiras, em Lisboa.

O Balcão “Perdi a Carteira” funciona exclusivamente por agendamento prévio, que pode ser efectuado através do número 707 241 107 ou pelo email info.portaldocidadao@ama.pt.

6. Ainda está à procura da sua carteira?

O Ministério da Administração Interna permite-lhe fazer uma pesquisa rápida nas bases de dados dos “perdidos e achados” da PSP e da GNR. É aqui que fica a saber se alguém entregou numa esquadra uma carteira semelhante à sua.

Para isso basta aceder ao site perdidoseachados.mai.gov.pt e pesquisar entre os documentos ou objectos encontrados, indicando o que procura, o dia e local em que o perdeu e uma breve descrição.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • fernanda maria ferre
    07 out, 2024 Ramada - Odivelas 10:14
    na 5ª feira, no BPI Massama perdi o meu cartao de cidadão 00309473010ZY7 com validade ate 2031. tenho a ideia muito concreta que o deixei na secretaria nº 2 do atendimento as 14h. Mas ate agora nada soube e telefonar tem sido muito dificil e sem resultados obrigada
  • Alguém
    25 fev, 2023 Somewhere 15:01
    Por favor gente... 🙄 Não é para postar aqui... É para ir às autoridades.
  • fernando jose santos
    17 jul, 2020 entroncamento 11:09
    documentos carro e seguro
  • Ana Paula nascimento
    25 mai, 2020 Adelaide cabete 5 Lisboa 12:21
    Faz dois meses que meu documentos em uma pasta azul esqueci dentro de um uber e só vim sentir falta depois de dias onde posso estar indo pra ver se eu encontro estão todos os meus documentos no nome de Ana Paula Maciel do nascimento
  • Júnior César
    16 mai, 2020 Lisboa 21:45
    Olá, hoje, dia 16/05/20, na região do Cais do Sodré, perdi minha carteira com a Carteira de habilitação de condução do Brasil, cartões bancários do Millenium, Santander, Bradesco, Itaucard, Inter e o cartão de passe mensal Viva Lisboa, além de 10 euros. Caso alguém encontre, por favor entrar em contato no número 925 982 762. Obrigado!
  • Rita Miranda
    21 abr, 2020 Carregado, Lisboa 17:38
    Olá pessoal me chamo Rita, sou Brasileira e moro aqui no Carregado em Lisboa. No sábado ao sair do meu carro a noite guardei a chave na minha bolsinha e coloquei no bolso atrás da minha calça, ao me abaixar pra pegar meu telemóvel q havia caido no chão deve ter caído e eu não percebi. Perdi minha bolsinha com meus documentos. É uma bolsinha de pano preta e branca, e está com o meu passaporte, minha carta de condução Brasileira, Documento do carro e o meu cartão do banco Millenio. Caso alguém encontre entre em co tato comigo por favor pelo número 9260-6016 Rita
  • Ana Sofia Silva
    16 abr, 2020 Vila Nova de Gaia 17:45
    Boa tarde ontem na saída da segurança social rua da República perdi a minha bolsa que tinha a minha carteira com dois documentos importante quem encontrar contactar 934265522 Só quando cheguei a farmácia st ovideo e que reparei que não tinha a carteira
  • Joagner De Jesus Rei
    18 mar, 2020 São João da madeira 09:56
    Perdi minha carteira de motorista brasileira , com cartões de crédito Santander, nubank, caixa geral de depósito etc quem encontrou ou encontrar favor entrar em contato 910222994 será reconpensado obrigado.
  • João C Oliveira
    08 jul, 2019 Povoa de Varzim 23:11
    Perdi minha carteira com cartões,Cartão cidadão. Carta condução, Cartão ADME. Cartao credito CGD.. Por favor aguardo informações. Obrigado
  • Sandra Espírito sant
    28 fev, 2019 Porto 12:25
    Perdi a minha carteira ontem ( 27 de fevereiro) ao fim da tarde na rua do Bonfim no Porto. Tem documentos importantes. Se encontrarem por favor entrar em contacto comigo no número 912353706. Agradeço