23 mai, 2017 • Fátima Casanova
A carteira costuma juntar todo o tipo de informação pessoal. Por isso, ficar sem ela torna-o mais vulnerável a roubos, invasões de privacidade ou até furto de identidade.
Em caso de roubo, furto ou perda da carteira, vai ter de agir o mais rapidamente possível. Siga estes seis passos:
1. Notificar o banco e cancelar os cartões
Deve notificar o banco e as empresas emissoras dos seus cartões de débito e de crédito para que os possam cancelar e, assim, evitar cobranças indevidas.
Para facilitar a notificação, tenha à mão o número do seu cartão e da conta associada, bem como o nome da entidade emissora. Pode também ligar para a SIBS (808 201 251 ou 217 918 780) e pedir o cancelamento imediato dos cartões.
Depois de ter reportado a perda/roubo ao banco, deixa de ter responsabilidade sobre os movimentos feitos – se alguém levantar dinheiro da conta ou fizer compras, a entidade emissora do cartão é que é responsabilizada.
2. Contactar as autoridades
Participe às autoridades competentes (PSP ou GNR) e peça uma prova da participação. Este passo é importante para evitar que lhe possam ser imputadas responsabilidades por actos de vandalismo ou crimes que possam estar a ser cometidos por alguém que está na posse dos seus documentos.
3. Anular documentos perdidos/roubados
Se tiver perdido documentos pessoais, como o Cartão de Cidadão, Documento Único Automóvel, carta de condução, cartão de pensionista ou cartão de beneficiário da ADSE, deve comunicar a ocorrência aos serviços competentes para que estes os cancelem.
Quanto ao Cartão de Cidadão deve proceder à sua substituição com a maior brevidade possível. Deve comunicar a ocorrência ao Instituto dos Registos e Notariado. Esta comunicação pode ser presencial ou telefónica. Terá de dizer o código de cancelamento que está na "carta PIN".
4. Alterar “passwords”
É importante fazer a alteração de eventuais palavras-passe que estivessem na sua carteira. Dessa forma, garante que também no mundo “online” mantém a sua privacidade intacta.
5. Como pedir novos documentos
Os novos cartões bancários são emitidos pelo banco e, por norma, o processo é bastante rápido. De banco para banco, os prazos de entrega dos cartões novos variam.
Já quanto aos documentos pessoais é necessário fazer o pedido de uma segunda via dos mesmos, junto de cada entidade competente.
Existe a possibilidade de tratar de tudo no Balcão “Perdi a Carteira”, da Loja do Cidadão, mas este serviço apenas está disponível na loja das Laranjeiras, em Lisboa.
O Balcão “Perdi a Carteira” funciona exclusivamente por agendamento prévio, que pode ser efectuado através do número 707 241 107 ou pelo email info.portaldocidadao@ama.pt.
6. Ainda está à procura da sua carteira?
O Ministério da Administração Interna permite-lhe fazer uma pesquisa rápida nas bases de dados dos “perdidos e achados” da PSP e da GNR. É aqui que fica a saber se alguém entregou numa esquadra uma carteira semelhante à sua.
Para isso basta aceder ao site perdidoseachados.mai.gov.pt e pesquisar entre os documentos ou objectos encontrados, indicando o que procura, o dia e local em que o perdeu e uma breve descrição.