10 out, 2023 • Pedro Mesquita
Depois do Mundial, foi a vez de conhecermos locais para os próximos Campeonatos Europeus de Futebol.
A UEFA anunciou esta terça-feira os países que vão acolher o Euro 2028 e o Euro 2032.
O Explicador Renascença diz tudo o que já se sabe.
A fase final do Euro 2028 vai jogar-se no Reino Unido e na República da Irlanda.
E, em 2032, o Europeu será repartido pela Itália e Turquia.
O Reino Unido é composto por quatro seleções, de quatro países diferentes: Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte e este ponto é polémico porque a estes quatro países ainda se junta mais um: A República da Irlanda. Ou seja, são ao todo cinco seleções.
A questão é que, pelas regras da UEFA, só dois organizadores podem apurar-se automaticamente para um Europeu. Aainda não se sabe qual será a solução encontrada.
A UEFA fez o anúncio, mas ainda não esclareceu essa dúvida. Não se sabe ainda quem terá acesso direto à fase final do Europeu 2028, se apenas alguns ou todos - se desta vez houver uma exceção à regra.
Sim.
No caso do Mundial de 2028, realiza-se em Belfast, Birmingham, Cardiff, Dublin, Glasgow, Liverpool, Londres, Manchester e Newcastle.
Sim, a Turquia chegou a candidatar-se ao Euro 2028, mas decidiu abandonar a corrida e deixou o caminho livre às Ilhas Britânicas. São agora as únicas concorrentes à organização desse Euro.
A Itália também tinha ensaiado uma candidatura a solo ao Euro 2028, mas desistiu da ideia já no ano passado.
O que vai acontecer - por decisão da UEFA - é que estes dois países vão juntar-se para a organização do Euro 2032.
O próximo Europeu é o de 2024 e será organizado só pela Alemanha. Mas, nos tempos que correm não é, de facto, uma solução fácil, no plano financeiro.
Basta recordar que no Euro 2004 - em Portugal - foram construídos10 estádios num investimento de 665 milhões de euros. Hoje, quase 20 anos depois, quatro desses 10 estádios raramente são utilizados e algumas autarquias ficaram endividadas.
Isto para dizer que o impacto financeiro será bem menor se existir uma "vaquinha", se os custos forem repartidos por mais do que um país.
Em conjunto a Turquia e Itália apresentaram 20 estádios, mas desses serão escolhidos 10.
No final, haverá uma divisão entre cinco estádios em Itália e cinco na Turquia.