16 jan, 2024 • Fátima Casanova
O explicador desta terça-feira fala de açúcar... mas, atenção, quem pensa que este explicador vai ser um doce, desengane-se! O açúcar está cada vez mais caro nos mercados internacionais.
O aumento foi superior a 130% desde 2021. Atualmente, na Europa, o açúcar custa, em média, um euro e 61 cêntimos o quilo, quando há 3 anos custava 69 cêntimos, isto de acordo com as contas da consultora de investimento XTB.
Desde logo, os custos com a energia, nomeadamente do gás natural uma vez que a produção de açúcar é um dos processos que mais energia consome na indústria alimentar.
E não nos podemos esquecer que a Europa fechou as torneiras ao gás russo, de que era muito dependente, na sequencia da invasão da Ucrânia por parte da Rússia.
Como resultado, várias empresas europeias reduziram a produção de açúcar. Nesta altura os níveis, são inferiores aos registados em 2019, antes da pandemia.
Sim, a nível mundial registou-se um forte corte na produção, que lentamente tem vindo a recuperar.
Mas um dos principais produtores, a Índia, tem estado a limitar as exportações de cana-de-açúcar, por ordem do governo, face à aproximação de eleições, em abril.
Isto porque quer reduzir o preço de vários produtos, que têm na sua base a cana-de-açúcar.
Não, porque o açúcar é usado numa infinidade de produtos, e não só na confeção dos bolos.
A fermentação de açúcares está na base do etanol, por exemplo, também chamado de álcool etílico, que pode ser utilizado em vários tipos de indústria.
Como é o caso da farmacêutica, onde é amplamente usado como solvente e conservante de preparações de medicamentos e não nos podemos esquecer que durante a pandemia teve muita procura como desinfetante.
Quem não se recorda do álcool-gel que encontrávamos um pouco por todo o lado?
O etanol também tem um papel importante na indústria de tintas e vernizes, da cosmética, nomeadamente para fazer perfumes.
E depois o açúcar também entra na composição de bebidas alcoólicas e de combustíveis. São muitos produtos que precisam da fermentação de açúcares.