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Os passes gratuitos para jovens até aos 23 anos estão em risco?

17 out, 2024 • André Rodrigues


Em causa estão cerca de 48 milhões de euros em dívida que as empresas de transportes exigem receber até ao final deste mês.

Podem estar em risco os passes gratuitos até aos 23 anos.

O Governo quer que a medida entre em vigor já em novembro, mas as transportadoras ameaçam boicotar o processo.

O Explicador Renascença esclarece.

Por que é que pode haver boicote?

Por causa dos atrasos do Estado no pagamento das compensações financeiras às transportadoras de passageiros.

De acordo com a ANTROP, em causa estão cerca de 48 milhões de euros em dívida que as empresas exigem receber até ao final deste mês.

Caso contrário, ameaçam não fornecer os passes gratuitos.

O que é que pode acontecer?

Pode deixar de ser possível garantir o passe gratuito a todos os jovens - estudantes incluídos.

Ou seja, as viagens são pagas por inteiro.

Como é que se chegou a esta dívida?

É a acumulação das compensações financeiras de todos os tarifários sociais. Só que, no caso dos jovens até aos 23 anos - portanto, os passes dos estudantes - a situação é mais preocupante, porque o desconto tinha sido alargado pelo anterior Governo para os 100%.

Só no caso dos estudantes, o valor em dívida pelas compensações é de quase 25 milhões de euros, portanto mais de metade do total devido pelo Estado às empresas.

O Estado também não fez um esforço financeiro?

Sim, só que as transportadoras também deixaram de ter a receita pela venda dos passes e continuaram a ter todos os custos associados à operação. E sem as tais compensações.

Por isso é que a ANTROP fala em situação insustentável, ao ponto de já haver empresas em pré-falência por causa dos atrasos nos pagamentos do Estado.

Muitas já recorreram ao crédito bancário para suprir despesas imediatas, como pagamentos de salários.

O Governo respondeu a esta ameaça?

O Ministério das Infraestruturas reconhece que há atrasos no pagamento de mais de 34 milhões de euros que serão pagos até ao final deste mês.

Mas não eram 48 milhões?

Pois. A diferença entre o valor reconhecido da dívida e o que é reclamado pelas transportadoras diz respeito aos passes jovens.

O Governo diz que já fez a sua parte: as Áreas Metropolitanas e as Comunidades Intermunicipais, que são as entidades que responsáveis pelos pagamentos às empresas de transportes de passageiros, já receberam os montantes. Falta transferi-los para as contas das empresas.

O Governo pode avançar sem resolver as dívidas?

A medida vai ser aprovada esta sexta-feira, em Conselho de Ministros. Ou seja, o Governo vai mesmo dar luz verde ao alargamento do passe gratuito dos estudantes a todos os jovens até aos 23 anos.

O Estado estima que o custo da medida ronda os 40 milhões de euros por ano.

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