Siga-nos no Whatsapp
Explicador Renascença
As respostas às questões que importam sobre os temas que nos importam.
A+ / A-
Arquivo
O que explica os incêndios em Los Angeles?

Explicador Renascença

O que explica os incêndios em Los Angeles?

09 jan, 2025 • Anabela Góis


Desde terça-feira, as chamas avançam descontroladas por Los Angeles, destruindo tudo à sua passagem e obrigando muitos milhares de pessoas - entre elas algumas celebridades - a abandonarem as suas casas.

Há 5 mortos confirmados, e estragos avaliados em dezenas de milhões de euros.

O que é que justifica este verdadeiro inferno numa das regiões mais ricas do mundo?

É um conjunto de fatores.

Estes incêndios, que começaram na terça-feira, acontecem numa altura particularmente vulnerável para o Sul da Califórnia. Os últimos dois anos foram muito húmidos e criaram uma vegetação luxuriante, que está agora seca por causa de um inverno sem chuva.

A isto juntaram-se os poderosos ventos de Santa Ana, que trazem o ar seco do deserto e que são habituais nos outonos e invernos californianos, mas que esta semana atingiram uma intensidade que não se via desde 2011, com rajadas de 160 km/h.

E assim, os incêndios têm-se multiplicado, e alastrado de forma muito rápida, criando um verdadeiro pesadelo para os bombeiros.

Sendo uma região tão rica, como é que não se consegue travar as chamas?

Bem, estamos a falar de uma situação sem precedentes. Os fogos estão a ser combatidos por mais de 7.500 bombeiros, muitos provenientes de outros Estados, e os meios usados acabaram por levar o sistema ao extremo, com a procura de água em altitudes mais baixas a dificultar o reabastecimento dos tanques nas altitudes mais elevadas.. e muitas bocas de incêndio a ficarem secas.

Entretanto durante o dia de ontem todos os tanques e reservatórios foram reabastecidos.

Entretanto, vimos muitos famosos abandonarem as suas casas...

Sim, cerca de 200 mil pessoas receberam ordem para abandonar as habitações face ao avanço descontrolado das chamas. Uma vasta área foi interdita ao público, incluindo a zona onde a vice-Presidente Kamala Harris tem casa, mas também os atores Tom Hanks, Mandy Moore ou Ben Affleck, bem como todos os endereços icónicos da indústria do entretenimento.

É numa dessa zonas que fica o Dolby Theater, onde se realizam os Óscares. De resto, o anúncio dos nomeados já foi adiado para dia 19.

A cerimónia do Critics Choice Awards - do próximo sábado - também foi adiada, várias filmagens e séries foram interrompidas e o parque temático Universal Estúdios Hollywood fechou.

E neste momento os estragos já são incalculáveis.

Sim. Uma empresa privada estimou os danos iniciais e as perdas económicas em mais de 50 mil milhões de dólares.

Só o incêndio de Palisades - onde as casas atingem preços médios de 4,5 milhões de dólares - consumiu milhares de hectares, e centenas de estruturas entre elas a casa que pertenceu aos atores Leighton Meester e Adam Brody. Anthony Hopkins, Tom Hanks, Billy Crystal John Goodman e Paris Hilton foram outras estrelas que viram as suas casas destruídas pelas chamas.

E as chamas não dão sinais de ceder?

Nas últimas horas registou-se uma diminuição da intensidade dos ventos ciclónicos, o que está a ajudar os bombeiros que - ainda assim - estão a tentar controlar uma série de cinco grandes incêndios.

O Presidente norte-americano será ainda hoje informado sobre a resposta federal aos fogos. Joe Biden reúne-se depois com os altos funcionários da Casa Branca e da administração para uma nova atualização da situação.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.