09 jan, 2025 • Anabela Góis
Há 5 mortos confirmados, e estragos avaliados em dezenas de milhões de euros.
É um conjunto de fatores.
Estes incêndios, que começaram na terça-feira, acontecem numa altura particularmente vulnerável para o Sul da Califórnia. Os últimos dois anos foram muito húmidos e criaram uma vegetação luxuriante, que está agora seca por causa de um inverno sem chuva.
A isto juntaram-se os poderosos ventos de Santa Ana, que trazem o ar seco do deserto e que são habituais nos outonos e invernos californianos, mas que esta semana atingiram uma intensidade que não se via desde 2011, com rajadas de 160 km/h.
E assim, os incêndios têm-se multiplicado, e alastrado de forma muito rápida, criando um verdadeiro pesadelo para os bombeiros.
Bem, estamos a falar de uma situação sem precedentes. Os fogos estão a ser combatidos por mais de 7.500 bombeiros, muitos provenientes de outros Estados, e os meios usados acabaram por levar o sistema ao extremo, com a procura de água em altitudes mais baixas a dificultar o reabastecimento dos tanques nas altitudes mais elevadas.. e muitas bocas de incêndio a ficarem secas.
Entretanto durante o dia de ontem todos os tanques e reservatórios foram reabastecidos.
Sim, cerca de 200 mil pessoas receberam ordem para abandonar as habitações face ao avanço descontrolado das chamas. Uma vasta área foi interdita ao público, incluindo a zona onde a vice-Presidente Kamala Harris tem casa, mas também os atores Tom Hanks, Mandy Moore ou Ben Affleck, bem como todos os endereços icónicos da indústria do entretenimento.
É numa dessa zonas que fica o Dolby Theater, onde se realizam os Óscares. De resto, o anúncio dos nomeados já foi adiado para dia 19.
A cerimónia do Critics Choice Awards - do próximo sábado - também foi adiada, várias filmagens e séries foram interrompidas e o parque temático Universal Estúdios Hollywood fechou.
Sim. Uma empresa privada estimou os danos iniciais e as perdas económicas em mais de 50 mil milhões de dólares.
Só o incêndio de Palisades - onde as casas atingem preços médios de 4,5 milhões de dólares - consumiu milhares de hectares, e centenas de estruturas entre elas a casa que pertenceu aos atores Leighton Meester e Adam Brody. Anthony Hopkins, Tom Hanks, Billy Crystal John Goodman e Paris Hilton foram outras estrelas que viram as suas casas destruídas pelas chamas.
Nas últimas horas registou-se uma diminuição da intensidade dos ventos ciclónicos, o que está a ajudar os bombeiros que - ainda assim - estão a tentar controlar uma série de cinco grandes incêndios.
O Presidente norte-americano será ainda hoje informado sobre a resposta federal aos fogos. Joe Biden reúne-se depois com os altos funcionários da Casa Branca e da administração para uma nova atualização da situação.