Siga-nos no Whatsapp
Explicador Renascença
As respostas às questões que importam sobre os temas que nos importam.
A+ / A-
Arquivo
Explicador. O que são as provas-ensaio? E para que servem?

Explicador Renascença

O que são as provas-ensaio? E para que servem?

03 fev, 2025 • Fátima Casanova


No Explicador Renascença desta segunda-feira, falamos sobre as chamadas "provas-ensaio" em suporte digital, que alunos do ensino básico vão fazer já na próxima semana.

Mas, afinal, o que são as “provas-ensaio”? E para que servem?

Como o próprio nome indica, são um teste, ou seja, um treino para os alunos terem um contacto com a plataforma de realização de provas do IAVE, o Instituto de Avaliação Educativa. Pretende-se, assim, que os alunos se familiarizem com este tipo de avaliação, que é feito em suporte digital.

Outro grande objetivo é avaliar a capacidade tecnológica das escolas e identificar problemas que tenham de ser ultrapassados a tempo da realização das provas ModA e das provas finais do 9º ano, que se realizam no terceiro período.

E as provas ModA são o quê?

São provas moda são provas de Monitorização da Aprendizagem. Trata-se de um novo modelo de avaliação externa, que vem substituir as provas de aferição, que os alunos faziam na conclusão do primeiro e do segundo ciclos.

Estas novas provas têm estreia marcada para maio e são obrigatórias para todos os alunos do 4º e do 6º ano.

As “provas-ensaio” também são obrigatórias?

Sim. São obrigatórias para todos os alunos do 4º, do 6º e do 9º ano. São realizadas em três semanas distintas: na primeira semana, entre os dias 10 e 14, realizam-se as provas de português para todos aqueles alunos.

Na segunda semana, realizam-se as provas de Inglês do 4º ano e de “História e Geografia de Portugal”, do 6º ano.

A última semana, entre os dias 24 e 28 deste mês, vai ser para as provas de Matemática, Estudo do Meio e de Ciências para todos os alunos do 4º, do 6º e do 9º ano.

A calendarização dentro destes períodos é flexível e da responsabilidade das escolas, ou seja, em cada semana, cada escola poderá escolher os dias e horas mais adequados para a realização das provas-ensaio.

E que características têm estas provas?

As “provas-ensaio” foram elaboradas pelo IAVE, são constituídas por vários itens de seleção, que são classificados automaticamente, e também por um item de construção, que exigem correção por parte de um professor. Vão ter a duração de 45 minutos.

Contam para a nota?

Depende do que as escolas decidirem.

As provas-ensaio não são provas de avaliação externa, mas as escolas, se assim o entenderem, podem utilizar os resultados ao nível da avaliação interna dos alunos.

Os resultados vão ser disponibilizados até ao final do próximo mês.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.