11 fev, 2025 • Redação
Na última semana, mais de 900 pessoas foram hospitalizadas no Reino Unido com o “vírus do vómito”, de acordo com o Serviço Nacional de Saúde britânico.
Para conter o risco de infeção, o St. George’s Hospital, uma unidade universitária de saúde, já foi forçado a encerrar três enfermarias, uma vez que o vírus está a propagar-se rapidamente pelo hospital.
O Explicador Renascença esclarece.
O Norovírus é um microrganismo bem conhecido pelos infecciologistas e é altamente contagioso.
A transmissão acontece principalmente por via fecal-oral, seja através do contacto com fezes infetadas, seja pelo contacto direto com pacientes contaminados ou superfícies contaminadas.
O vírus tem uma elevada capacidade de sobrevivência em diferentes ambientes e resistência a muitos produtos de limpeza comuns. Mesmo uma pequena exposição pode ser suficiente para provocar uma infeção.
Com sintomas simples e que aparecem de forma abrupta, geralmente pode ser confundida com uma virose, pois apresenta mais frequentemente:
As autoridades sanitárias pedem à população que, ao apresentar qualquer destes sintomas, que permaneçam em casa e evitem o contacto interpessoal.
Mesmo sendo muito contagioso, o vírus pode ser controlado por bons hábito de limpeza, que incluem:
O foco principal é aliviar os sintomas e evitar a desidratação. As principais recomendações incluem:
Em casos mais graves, especialmente em crianças, idosos ou pessoas com o sistema imunitário enfraquecido, pode ser necessário acompanhamento médico.