12 fev, 2025 • Sérgio Costa
Volodymyr Zelensky avança uma proposta para a paz entre a Ucrânia e Rússia. É este o tema do Explicador Renascença desta quarta-feira.
Qual a ideia do Presidente ucraniano?
Resumidamente, uma troca de territórios. Zelensky admite devolver território ocupado pelas tropas ucranianas na região russa de Kursk. Em contrapartida, quer que Moscovo devolva territórios ocupados pela Rússia na Ucrânia. É a proposta que o Presidente ucraniano, em entrevista ao jornal britânico "The Guardian", diz prometer levar a eventuais negociações de paz - isto se Donald Trump conseguir sentar à mesma mesa Vladimir Putin e Volodymyr Zelensky.
Então é uma simples troca por troca?
Não esclarece, pelo menos nesta entrevista. Ou seja, quando questionado sobre o assunto, admite não saber que território pediria Kiev em troca, ao afirmar que todos os territórios são importantes, e que não há qualquer prioridade. Uma declaração que também pode ser lida como sendo o Presidente ucraniano a admitir, pela primeira vez, perder território para a Rússia.
Recordo que a Rússia afirma ter anexado cinco regiões da Ucrânia - a Crimeia em 2014 e depois Donetsk, Kherson, Lugansk e Zaporizhzhia em 2022 - embora não tenha controlo total sobre elas.
E será que esta proposta pode ter sucesso e garantir a paz?
Falta saber o que o Presidente russo acha desta troca de territórios. E falta, como disse há pouco, que Vladimir Putin e Volodymyr Zelensky se sentem à mesma mesa.
Então, Zelensky acaba por concordar com Donald Trump...
Podemos dizer que concorda, mas apenas em parte. Nas últimas horas, Trump não afastou a hipótese de a Ucrânia vir a ser russa no futuro. Em entrevista à Fox News, o presidente norte-americano disse que Kiev e Moscovo podem chegar a um acordo ou podem não o conseguir fazer. A Ucrânia pode, ou não, vir a ser russa um dia. Contudo, Zelensky não admitirá perder todo o país, mas apenas parte do território
Trump também disse querer recuperar o dinheiro que os Estados Unidos estão a gastar no apoio militar da Ucrânia. Zelensky já respondeu?
Sim. O Presidente ucraniano já admitiu que os Estados Unidos terão acesso prioritário às chamadas “terras raras” da Ucrânia. Ideia que terá sido apresentada pelo líder ucraniano a Donald Trump em setembro, quando os dois se encontraram em Nova Iorque.
E o que são essas terras raras?
São um conjunto de minerais usados, essencialmente, na indústria tecnológica, e que existem no solo ucraniano. Ao todo, são 17 elementos químicos. A Ucrânia tem das maiores reservas de urânio e titânio da Europa. Reservas que Trump quer, em troca do apoio à Ucrânia.