19 fev, 2025 • André Rodrigues
Arranca esta quarta-feira a Cimeira Luso-Brasileira.
É a primeira de Luís Montenegro como primeiro-ministro. A comitiva do Governo chegou esta terça-feira a Brasília.
O Explicador Renascenç esclarece.
O fortalecimento da relação entre os dois países. Este encontro de alto nível entre os líderes do Portugal e do Brasil celebra 200 anos de relações diplomáticas entre os dois países.
Vários acordos em diferentes áreas, consideradas estratégicas na relação Portugal-Brasil.
Há uma, desde logo, que é sublinhada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros. Em entrevista à Renascença, Paulo Rangel considera prioritário o acordo entre as polícias judiciárias dos dois países, para reforçar a estratégia de combate ao crime transnacional.
Outra das matérias na ordem do dia, a Defesa: Portugal e Brasil vão assinar um acordo para a proteção de dados classificados e para facilitar a troca de informação entre os dois países.
CIMEIRA BRASIL-PORTUGAL
Montenegro leva 11 dos 17 ministros à cimeira que (...)
Também aqui haverá um reforço das relações comerciais. E isso é relevante, tendo em conta a nova ordem comercial da administração Trump que avança com tarifas em várias frentes e em diferentes produtos.
Também na área da Energia, Portugal e Brasil vão assinar entendimentos para acelerar a transição energética, abandonando os combustíveis fósseis, apostando mais nas energias renováveis.
E, finalmente, na área da Ciência e da Educação, vai ser assinado um acordo para promover a mobilidade de investigadores e estudantes entre os dois países.
Um reforço da cooperação entre as bibliotecas nacionais de Portugal e do Brasil, para aprofundar o intercâmbio cultural entre os dois países.
Memorando de entendimento entre as bibliotecas nacionais de Portugal e do Brasil para promover intercâmbio cultural.
De resto, esta quarta-feira mesmo, será entregue o Prémio Camões à poetisa brasileira Adélia Prado, como forma de reconhecer o contributo para o relacionamento cultural entre Portugal e o Brasil.