21 mar, 2025 • Anabela Góis
O que é que se passou?
Foi um incêndio, na última noite, numa subestação elétrica, nos subúrbios de Londres que causou uma falha de energia no aeroporto Heathrow. O gerador de reserva também foi afetado e o aeroporto teve mesmo de encerrar.
A administração de Heathrow anunciou, entretanto, que vai poder fazer alguns voos já a partir das sete da tarde e vai dar prioridade aos passageiros cujos aviões divergiram para aeroportos europeus. E espera-se que o funcionamento do aeroporto seja retomado em pleno amanhã.
Foram afetados muitos passageiros?
Sim. Basta dizer que desde que Heathrow encerrou e até meio da tarde foram cancelados 1.149 voos e 119 divergiram para outros aeroportos.
Só ligações entre Portugal e Londres foram canceladas 21, entre partidas e chegadas.
Só hoje deviam ter passado cerca de 220 mil passageiros pelo aeroporto de Heatrow, portanto muita gente, mesmo, afetada por esta situação.
E agora? Os passageiros que ficaram em terra vão ter alguma compensação?
Infelizmente, não. Como se tratou daquilo que é considerado uma “circunstância extraordinária”, que nenhuma companhia aérea podia prever ou evitar, os passageiros não têm direito a indemnização. Já agora dizer que nesta categoria entram fatores como condições climatéricas extremas, greves de funcionários de aeroporto ou de controlo de tráfego aéreo.
Não têm direito a indemnização, mas têm pelo menos direito ao valor do bilhete, ou não?
Isso sim, nestas circunstâncias os passageiros que ficaram sem voo têm 3 opções: podem ser reembolsados no prazo de 7 dias, podem pedir um novo bilhete para a data que escolherem ou podem ficar à espera do próximo voo que tenha capacidade para os transportar para o destino.
Neste último caso, têm também direito a alojamento, alimentação e transporte do local onde ficarem alojados até ao aeroporto.
Então e se Heathrow fosse apenas uma escala, e a pessoa perder toda a viagem porque ficou sem ligação?
É exatamente o mesmo. Não tem direito a qualquer indemnização porque a companhia aérea não pode ser responsabilizada pelo incêndio, que levou ao encerramento do aeroporto.
Mas se fosse só passar o fim de semana, pode, pelo menos, pedir o reembolso do que pagou pelo hotel?
Pode tentar negociar com o hotel, para não ser penalizado ou, pelo menos, para tentar remarcar o tal fim de semana. Mas não há qualquer garantia de sucesso, depende da boa vontade do hotel.
E já se sabe o que é que provocou o incêndio na estação elétrica?
Até ao momento não foram divulgadas as causas. A polícia metropolitana de Londres disse que não há indícios de que o fogo tenha sido intencional, ainda assim, dado o impacto do incidente, a possibilidade não foi totalmente afastada e foi até acionada a divisão de contraterrorismo.