Siga-nos no Whatsapp
Explicador Renascença
As respostas às questões que importam sobre os temas que nos importam.
A+ / A-
Arquivo
Prazo para verificar deduções no IRS termina esta segunda-feira. O que devo saber?
Oiça aqui o Explicador.

explicador renascença

Prazo para verificar deduções no IRS termina esta segunda-feira. O que devo saber?

31 mar, 2025 • Sérgio Costa


A entrega de declaração do IRS arranca a 1 de abril e prolonga-se até 30 de junho.

Para garantir o melhor reembolso, até à meia-noite desta segunda-feira pode consultar o Portal das Finanças e verificar os montantes globais que lhe foram atribuídos para dedução do IRS.

O que pode ser consultado?

Rendas e juros do crédito à habitação e, por exemplo, as despesas não comparticipadas pelas seguradoras e que eram dados indisponíveis para consulta no portal e-fatura até fevereiro.

No que diz respeito a seguros, falamos de despesas referentes a prémios de seguros de saúde. Importa verificar se esses valores já estão contabilizados como despesas de saúde.

E se não estiverem ainda como gastos em saúde, o que devemos fazer?

É possível inserir essas despesas mais tarde durante a entrega da declaração de IRS que começa a 1 de abril. Para isso é importante não aceitar qualquer proposta de IRS automático nem a importação automática de todos os montantes previstos no e-fatura.

Se no e-fatura estiver tudo correto, temos de fazer alguma coisa?

Não. Aí, no momento da entrega da declaração de IRS, já estará tudo contabilizado nas despesas dedutíveis. Os contribuintes podem, então, importar automaticamente os dados do portal e-fatura quando estiver a preencher o anexo H, que é onde se declaram as deduções à coleta, como despesas com saúde, educação e imóveis.

E se verificarmos que há valores errados?

Se esse for o cenário nas despesas de educação, saúde, imóveis e lares, é necessário aguardar pelo momento da entrega de IRS e rejeitar a importação automática dos dados previstos no e-fatura.

E, nesse caso, qual é o procedimento?

Nesse momento basta selecionar a opção “Sim” no quadro 6C do anexo H. Depois é necessário preencher os valores finais de cada elemento do agregado familiar, mesmo que alguns estejam já bem preenchidos

O que mais podemos e devemos fazer esta segunda-feira?

Garantir que o IBAN está correto. Pode acontecer a quem por uma razão ou outra mudou de conta, não ter atualizado o IBAN no Portal das Finanças. Basta verificar na secção “a minha área” e atualizar caso esteja errado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.