10 abr, 2025 • Fátima Casanova
Há novas regras para participar em provas de atletismo, que têm estado a gerar muita contestação entre atletas e organizadores. Este é o tema do Explicador Renascença desta quinta-feira.
A polémica surgiu depois de a Federação Portuguesa de Atletismo ter anunciado o projeto de “Filiação por um dia”.
Quem quiser participar em provas de estrada, de trail ou de montanha, com preço de inscrição superior a 5 euros, vai ter de apresentar uma licença.
Essa licença é tirada junto da federação e há duas modalidades à escolha: uma licença anual, que custa 31 euros e é válida para toda a época, e uma licença de 3 euros, que dá apenas para uma única prova.
Sim, porque os atletas amadores, além da licença, também têm de pagar a inscrição na prova que vão fazer, portanto, vão ter aqui um custo acrescido.
Esta decisão da Federação de Atletismo motivou já a criação de uma petição pública para pedir a revogação da licença obrigatória nas provas de atletismo, alegando que poderá afastar praticantes.
A petição foi criada no próprio em que a federação anunciou esta obrigatoriedade, há cerca de duas semanas, e já reuniu quase 13 mil assinaturas.
A federação, em comunicado, diz que o objetivo é promover uma prática mais segura e regulamentada. Ao mesmo tempo explica que a licença inclui o seguro desportivo, motivo pelo qual sugere aos organizadores de provas, a redução do preço da prova.
A Associação de Organizadores de Provas de Atletismo sublinha que não foi consultada sobre este assunto. Afirma compreender a necessidade que a federação tem de novas formas de financiamento, mas coloca-se ao lado dos atletas, mostrando disponibilidade para minimizar o impacto desta medida.
Entra em vigor na próxima época desportiva, que deverá ser em outubro. O início de época é sempre variável, também está dependente das provas internacionais. Portanto, ainda não há uma data exata.
É feito online. O atleta, no momento da inscrição de uma prova, deve indicar o número de filiado para concluir o processo. Caso ainda não o tenha, pode completar o processo através do portal da federação, que mediante o pagamento, pode obter de imediato o cartão digital de federado, podendo participar na prova.
Esta licença é pedida a quem tem mais de 18 anos e que participe em provas com valor de inscrição superior a 5 euros.