14 abr, 2025 • Tomás Anjinho Chagas
Quantas candidaturas foram submetidas e quantas foram pagas em 2024?
Em 2024 foram submetidas quase 9 mil candidaturas para apoios à compra de veículos e bicicletas elétricas.
De acordo com dados do Ministério do Ambiente enviados ao “Jornal de Notícias”, até agora foram avaliadas 6.179 candidaturas e apenas 3.207 tiveram o pagamento efetuado. Isto significa que menos de metade das candidaturas receberam o apoio, e muitas nem sequer foram ainda avaliadas, apesar de o prazo para submissão ter terminado no final de dezembro de 2024.
Fonte oficial do Ministério do Ambiente garantiu à Renascença que, na quarta-feira, 16 de abril, serão feitos mais 1.600 pagamentos.
O que aconteceu com as candidaturas de 2025?
As candidaturas para os apoios de 2025 esgotaram em apenas três dias.
Apesar de a verba disponível ser limitada e sujeita a regras específicas, a elevada procura fez com que o processo fechasse rapidamente, levantando preocupações sobre a capacidade de resposta do sistema, sobretudo quando os apoios do ano anterior ainda não foram completamente atribuídos.
Que tipo de apoios estão disponíveis?
Os apoios visam incentivar a mobilidade elétrica, abrangendo a compra de carros elétricos, bicicletas com bateria e carregadores domésticos.
No caso dos carros elétricos, quem adquiriu um veículo novo em 2024 com um custo até 38.500 euros e viu a sua candidatura aprovada, tem direito a um apoio de 4 mil euros.
Para as bicicletas elétricas, o Estado comparticipa até metade do valor da compra. Os limites variam consoante o tipo de bicicleta: o apoio pode ir até 1.500 euros, 1.000 euros ou 500 euros.
Existem ainda apoios à compra de carregadores elétricos para instalar em casa. No entanto, segundo o “Jornal de Notícias”, até ao momento ainda não foi avaliada qualquer candidatura a este tipo de apoio.