Siga-nos no Whatsapp
Francisco Sarsfield Cabral
Opinião de Francisco Sarsfield Cabral
A+ / A-

Negociação permanente

27 nov, 2015 • Opinião de Francisco Sarsfield Cabral


Assim se vê o que vai ser o calvário de permanentes negociações do governo de A. Costa com os partidos à esquerda do PS. O tal acordo de base que Costa garantiu ter alcançado com esses partidos afinal não passava de uma mera declaração de intenções - iremos procurar convergências...

Ainda antes de o novo governo tomar ontem posse (onde não esteve Jerónimo de Sousa), o PS apresentara no Parlamento projectos de lei sobre a revogação da sobretaxa de IRS e sobre a reposição dos salários dos funcionários públicos. Mas não havia acordo com o PCP e com o Bloco de Esquerda, no primeiro caso, e, no segundo, o PS apenas tinha chegado a acordo com o Bloco, não com o PCP. Acabou por se adiar a votação na generalidade destes diplomas, prometendo os partidos da “maioria de esquerda” fazer esforços para se entenderem.

Assim se vê o que vai ser o calvário de permanentes negociações do governo de A. Costa com os partidos à esquerda do PS. O tal acordo de base que Costa garantiu ter alcançado com esses partidos afinal não passava de uma mera declaração de intenções - iremos procurar convergências...

O papel do ministro das Finanças, Mário Centeno, é aqui fulcral. Cabe-lhe a tarefa ingrata, não só de limitar as ambições orçamentais dos seus colegas de governo, como de conter o despesismo do PCP e do BE. Centeno terá sobretudo que provar firmeza, algo que até agora não se lhe viu.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ao JEJE
    03 dez, 2015 lx 23:41
    Se me permite um conselho, na carta ao pai natal peça uma máquina de calcular...e já agora, a edição ilustrada da Constituição da república.
  • jeje
    02 dez, 2015 12:15
    como é possivel ver comentarios destes, cerca de 93% dos votos são contra o pcp 89% nao votaram no BE Antonio costa grande derrotado é Pm
  • Ricardo Martins
    27 nov, 2015 Lisboa 12:25
    Pois é que chatice, os seus amigos da direita foram corridos a pontapé depois, de deixarem 3 milhões de pobres, 1 milhão de desempregados, 2 milhões de precários temos pena olhe reze a virgem como o Calvão da Silva esse fabuloso ministro que, só durou 15 dias.
  • :)
    27 nov, 2015 Lisboa 12:20
    OH Dr. Francisco Cabral, isso é que é "raivinha" pelo PS... Lá começa agora um rol de artigos a bater no seu ódio de estimação...mais do mesmo.