21 fev, 2025 • André Rodrigues , João Malheiro
Refletindo sobre os dados da APAV que apontam para um aumento de casos de violência, Henrique Raposo lamenta que a linguagem do "bully" esteja a aumentar e a ser legitimada, incluindo no Parlamento.
Recordando o episódio dos insultos de deputados do Chega a uma deputada cega, o comentador da Renascença refere que o Presidente da Assembleia da República foi "incapaz de os pôr em ordem".
"Há aqui um problema da legitimação da violência verbal ao mais alto nível", realça.
Por outro lado, Henrique Raposo aponta para a crise na habitação como outro fator que fomenta a violência doméstica e realça "relatos de famílias que vivem em casa muito pequenas com três ou quatro gerações lá dentro".
"É como se fosse uma pandemia ao quadrado, intensificada e cafeinada", ironiza, no seu espaço de comentário n'As Três da Manhã.
O comentador considera que "toda a gente, num espaço tão apertado, gera violência" e recorda que há 700 mil casas vazias em Portugal.
"Vamos agilizar isto, como as câmaras do interior agilizaram os terrenos por limpar. Precisamos de um departamento especial para resolvermos isto", apela.