03 abr, 2025 • Sérgio Costa , João Malheiro
João Duque aponta que se as tarifas anunciadas por Donald Trump acabarem por enfraquecer o dólar, a Europa pode vir a beneficiar.
No seu habitual espaço de comentário n'As Três da Manhã, o economista está, igualmente, atento ao facto destas tarifas acabarem por fazer com que se percam exportações.
Sobre a resposta que a União Europeia deverá dar aos Estados Unidos da América (EUA), o especialista ironiza que será, sobretudo, "uma resposta verbal".
"Von der Leyen está a fazer um papel mais inteligente que Trump. Está a mostrar que temos capacidade de resposta, mas a resposta terá de ser meiga e inteligente, para não ofender os nossos interesses", refere.
"Qual é o interesse de diminuir a importação de produtos que precisamos para incorporar em outros que depois exportamos? Não me parece muito inteligente", exemplifica.
João Duque aponta, por outro lado, que os EUA "não são um país muito aberto em termos comerciais": as importações são 15% do PIB, enquanto em Portugal são 50%.
O comentador da Renascença sublinha que a economia norte-americana exporta menos do que importa e estas tarifas são uma forma de Trump compensar esta diferença.
"Percebeu que a maior parte de muitos componentes que ele precisa para o setor automóvel provem peças de México ou Canadá. O que ele está a fazer é destruir a sua própria capacidade competitiva", realça.