Siga-nos no Whatsapp
O Mundo em Três Dimensões
Números que contam histórias de segunda a sexta-feira (05h40, 17h50 e 21h05).
A+ / A-
Arquivo
O Mundo em Três Dimensões - Planeta Redondo e Plano - 26/02/2019

O Mundo em Três Dimensões

Pesquisas por 'terra plana' dispararam 800%

26 fev, 2019 • André Rodrigues , José Luís Moreira (sonorização)


Redonda ou plana, de que forma é a Terra? Nos Estados Unidos foi feito um estudo que revela que entre 30 pessoas que há dois anos não tinham dúvidas quanto ao formato redondo do planeta, 29 mudaram de ideias por causa de um vídeo no YouTube.

Em 30 pessoas que há dois anos diziam que a Terra é redonda, 29 mudaram de ideias e afirmam que o planeta é plano. Aconteceu nos Estados Unidos e, ao que parece, a culpa é de um vídeo do YouTube que fundamenta a esta versão em 200 factos. A lista é demasiado técnica e exaustiva, pelo que vou poupar-me e poupá-lo a semelhante massacre.

Seja como for, este movimento dos que negam a forma redonda da Terra ganha adeptos a grande velocidade. Ou, pelo menos, faz crescer o número de pessoas que começam a questionar as evidências constatadas primeiro por Pitágoras e depois por Aristóteles, 330 anos antes de Cristo.

A tal ponto que, desde 2014, as pesquisas no Google com as palavras 'Flat Earth' (Terra Plana) dispararam 800%. Parece incrível, mas é verdade. Há quem acredite que o ponto azul claro não é redondo, mas sim achatado como uma moeda.

Eric Dubay é o autor desta e de outras teorias que procuram desmontar conhecimentos que sempre demos como adquiridos. Este autor e produtor tem vasta obra publicada, questionando não apenas o formato da Terra, mas também a aterragem humana na Lua e a exploração de Marte e a existência dos dinossauros.

Resumindo e concluindo, Eric Dubay é um negacionista. Ele garante que nada disso aconteceu.

Mas voltemos à forma da Terra e vamos a mais números: em 2015, Dubay produziu um vídeo de duas horas com as suas "200 provas de que Terra não é uma bola giratória", em 2016 fez um outro com "A História da Terra Plana" e em 2017 apresentou "100 provas de que a Terra não é redonda"... Então mas em 2015 não eram 200? Eram, mas isso não interessa nada. Para Eric Dubay o que interessa mesmo é convencer o povo de que a Terra é um disco plano.

O problema é que o vídeo das 200 provas já se tornou demasiado popular no YouTube. Já lá vão mais de 740 mil visualizações desde setembro de 2016. Ou seja, estamos a falar de mais de 800 cliques diários em 900 dias online.

Não é um número assim muito impressionante. O que impressiona mesmo é que, por mais argumentos baseados na ciência que existam, há sempre alguém que se deixa levar pela desinformação. E isso é um desafio para os cientistas, para que criem os seus próprios vídeos no YouTube para desmontar estas falsidades.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • O DARVINISTA
    26 fev, 2019 Planeta Terra 13:38
    Já agora provem a teoria de Charles Darwin, ou contestem-na. Haverá argumentos para tal?