25 out, 2019 • Marta Grosso , Paulo Teixeira (sonorização)
Os investigadores de uma universidade norte-americana – a universidade de Carroll, no Wisconsin – decidiram aferir as características dos donos de cães e dos donos de gatos.
A maioria dos participantes revelou ser mais amante de cães (60%) e apontou o companheirismo como uma das características mais atraentes.
Já 11% preferiram os gatos e apontaram a astúcia e independência como as características que valorizam.
Os investigadores relacionaram as personalidades dos animais com a das pessoas e concluíram que pessoas mais extrovertidas gostam mais de cães.
Os cães são expressivos, abanam a cauda, saltam para cima de nós, labuzam-nos todos.
Os donos serão, por isso, pessoas que gostam de estar em ambientes externos, passear o animal e conversar com outras pessoas.
Já quem prefere o gato como animal de companhia, apreciará estar em casa a ler um livro e não ter de ir à rua. Aprecia, no fundo, a total independência do seu animal em termos de higiene.
Há quem diga que os gatos não têm donos… têm staff. Começaram a ser domesticados há cerca de 9.500 anos. Já os cães bem antes: há, pelo menos, 27 mil anos.
Talvez os humanos tenham já desistido de domesticar os gatos – eles fazem o que querem, nem que seja quando não estamos a olhar.
Mas isso não quer dizer que não sejam afetuosos! Quem nunca ouviu o ronronar de um gato? E estudos recentes dizem que os gatos têm um amor incondicional pelos seus donos.
Segundo uma investigação da Universidade do Oregon, também nos EUA, a maioria dos gatos está muito ligada ao dono e usa-o como fonte de segurança.
Mas onde muitos cães e gatos são verdadeiras vedetas é nas redes sociais! Vou dar-lhe o TOP 3:
Um lulu-da-pomerânia chamado Jiff-Pom tem mais de 9 milhões de seguidores. Na verdade, nem parece um cão, parece mais um ursinho de peluche.
Em segundo lugar, aparece uma gata. A Nala tem mais de quatro milhões de seguidores. Não imaginava ela tanto sucesso quando foi resgatada de um abrigo com apenas cinco meses.
Em terceiro lugar, aparece um outro cão: Doug the Pug. Tem três mil e 800 milhões de seguidores.