Siga-nos no Whatsapp
Euranet
Visto de Fora
Begoña Iñiguez e Olivier Bonamici comentam, semanalmente, o país, os portugueses e a Europa. O ponto de vista espanhol e francês para ouvir à quinta-feira, depois das 23h.
A+ / A-
Arquivo
Visto de Fora - O país visto por dois jornalistas estrangeiros a viver em Portugal - 09/03/2018

Visto de Fora

Homens portugueses são ao mesmo tempo machistas e muito elegantes

09 mar, 2018 • Ricardo Conceição


Fosso entre homens e mulheres em Portugal é demasiado elevado. O dia da Mulher foi na quinta-feira, mas é tema central desta edição do "Visto de Fora". E ainda há tempo para uma pergunta do “Índice de Tugalidade”: o que é o Tollan?

"Às 21h00 raramente vejo mulheres no café do bairro a beber copos”, diz Olivier Bonamici. O jornalista francês aproveitou o Dia da Mulher para refletir sobre as relações entre homens e mulheres em Portugal. Os portugueses são ao mesmo tempo machistas e elegantes, “são mesmo uns poetas”, diz Bonamici.

Embalada pela gigantesca adesão à greve de quinta-feira em Espanha (sete milhões de mulheres pararam para reivindicar igualdade), Begoña Iñiguez lembra o grande fosso salarial entre homens e mulheres em Portugal. “Cresceu 5% nos últimos anos e continua a ser muito difícil às mulheres acederem ao topo”, acrescenta. No entanto, para os nossos comentadores a situação está a mudar e ambos acreditam que as novas gerações vão ser muito equilibradas.

E na semana passada inaugurámos um novo desafio: o Índice de Tugalidade (uma pergunta a que os portugueses maiores de 30 têm obrigação de responder). Será que os nossos correspondentes sabem o que é o Tollan?


Este conteúdo é feito no âmbito da parceria Renascença/Euranet Plus – Rede Europeia de Rádios. Veja todos os conteúdos Renascença/Euranet Plus

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.