28 fev, 2023 - 22:53 • Redação
Filipa Patão, que orienta a equipa principal feminina, venceu o Galardão Cosme Damião para Treinador do Ano do Benfica.
A técnica, de 33 anos, agradeceu ao Benfica pela aposta no futebol feminino, que "não é fácil", e partilhou a vitória com toda a equipa.
"Estou nesta casa há 16 anos. O caminho faz-se caminhando e eu cá estou com muito trabalho e muita dedicação. Teria de dividir isto em muitos pedacinhos, porque muitos fazem parte deste prémio. (...) Há muita gente por trás destas vitórias e deste trabalho. Agradeço às jogadoras, porque, na verdade, são elas que, todos os dias, colocam no terreno tudo aquilo que nós projetamos", declarou.
Em 2022, Filipa Patão levou o Benfica à conquista do campeonato (o bis) e da Supertaça, além de uma campanha histórica na Liga dos Campeões, em que as encarnadas chegaram à fase de grupos.
Patão bateu a concorrência de Luís Castro (futebol de formação masculino), Chema Rodríguez (andebol masculino), Marcel Matz (voleibol masculino), Paulo Almeida (hóquei em patins feminino), João Alexandre Florêncio (andebol feminino), Eugénio Rodrigues (basquetebol feminino) e Norberto Alves (basquetebol masculino).