Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Benfica

Bruno Lage confirma áudios. "Pensei que era conversa privada" e "mantém confiança" para continuar

26 jan, 2025 - 16:33 • Carlos Calaveiras

O técnico do Benfica explicou o áudio que foi divulgado, excerto de uma conversa de meia-hora com adeptos após a derrota contra o Casa Pia onde transparecem alegadas críticas aos jogadores. O presidente Rui Costa estava na sala a ouvir os esclarecimentos.

A+ / A-

O treinador do Benfica, Bruno Lage, confirma a veracidade do áudio, dizendo no entanto, que é um excerto de um minuto e meio, "fora de contexto", de uma conversa, que pensava privada, de 30 minutos com adeptos. Aproveita para assumir a responsabilidade pelos maus resultados.

"Esta conferência deve-se a uma conversa que eu pensava que era privada com um conjunto de adeptos à chegada a Lisboa. Fui ter com os adeptos da mesma forma quando ganhámos troféus tal como fui num momento menos positivo. Fui ter com os adeptos perto do autocarro, dizer-lhes que percebia perfeitamente. Depois, uma longa conversa de 30 minutos com adeptos que estavam à nossa espera. Pensava que era uma conversa privada, mas veio a público e estou aqui para esclarecer. Espero que fique já tudo claro porque temos um jogo muito importante para tratar."

O técnico encarnado diz que falou com o presidente Rui Costa: "Falámos e a nossa intenção foi vir aqui e esclarecer em público o que se passou naquele áudio. A confiança é mútua."

"Que fique muito claro que a responsabilidade do resultado de ontem, dos resultados e do insucesso é do treinador. A minha exigência com os meus jogadores é máxima. Aquilo que eu disse sobre a situação de não saltar, vinha do contexto do que tinha falado na conferência de imprensa, que uma equipa que chega ao primeiro lugar não pode sofrer golos daquela forma. Antes de ser público, isto é tudo apontado aos jogadores, através de uma análise ao que vamos fazendo. Tenho dito várias vezes que há algumas coisas que já conseguimos fazer bem, mas há outras que ainda não conseguimos. Há coisas que temos de continuar a trabalhar e isso foi visível nos últimos jogos", acrescentou.

Sobre as declarações no excerto áudio conhecido, Lage diz que "mantém confiança no plantel" e continuou a explicar-se sobre o dinheiro que custam os jogadores 5 ou 20 milhões? "As coisas do mercado não funcionam assim, não se pode usar um jogador dos 20 milhões e usá-lo num exemplo. Há uma vontade muito grande e as outras frases que diz, que enquanto treinador português e que conhece a casa como ninguém, sentir que alinhado com estas pessoas que estão à minha frente de ter todas as condições para fazermos os ajustes para sermos ainda mais competentes. Continuo a acreditar muito no plantel, tem enorme qualidade, mas ainda temos muito para crescer."

De onde vem a instabilidade? "Instabilidade vem dos resultados, mas estamos juntos. Temos consciência do trabalho que temos de fazer. Há coisas que já fizemos. Já nos aproximámos ao primeiro lugar, mas não fomos competentes quando lá chegámos. A jogar de três em três dias, os resultados é que vão dar estabilidade. Um treinador que é da casa e que percebe a exigência do Benfica sabe o que tem de dizer aos jogadores para perceberem essa exigência. Uma Taça da Liga não chega. Demos ontem um passo em falso no campeonato. Temos já um jogo muito importante na Liga dos Campeões e só dependemos de nós para seguir".

O técnico da equipa da Luz mantém a esperança no futuro: "Temos mais 15 jornadas pela frente, num campeonato que tem sido muito irregular, com várias equipas a perder pontos. Estamos na Taça de Portugal e na Liga dos Campeões. Esta equipa já provou que sabe jogar bem, falta-nos a consistência."

Estas declarações minam a confiança dos jogadores? "Não mina, sabe porquê? Porque todas as análises, e aquilo que eu disse no áudio já tinha dito na conferência, eles sabem disso. Eles sabem o quanto custou e o que eles deram para chegarmos ao primeiro lugar. Eles próprios fazem uma análise crítica. A forma como temos sofrido golos não é de uma equipa que quer vencer e vencer provas. Aquilo que demonstrámos na Taça da Liga é aquilo que eu quero. Eles sabem qual é a exigência do clube e a minha exigência para com eles."

Disse no áudio que a equipa não conseguia dar mais de três toques seguidos. Lage explica-se: "quem faz os jogos que nós fizemos, pelo menos os últimos quatro, depois de fazer o mais difícil: Sporting, Sp. Braga, Famalicão, Barcelona, Farense e depois dos primeiros 30 minutos contra o Casa Pia e depois passar grande parte do jogo sem conseguir dar 3 toques seguidos e sofrermos da forma como sofremos o segundo e o terceiro golo. Mal seria o treinador que tem visto esta equipa a jogar, que já provou que sabe jogar bem, que vinha a público dizer que esta equipa não sabe dar 3 toques seguidos."

Há dois jogadores do plantel (Kokçu e Arthur Cabral) que custaram mais de 20 milhões de euros. Isso obriga a que joguem? "Houve um adepto que disse que temos um plantel com jogadores de 20 milhões e foi nesse sentido, e eu quis dizer-lhes o que é um bocadinho do funcionamento do clube. Usei como exemplo. Ser 20, 10 ou 5, foi um exemplo. Quis passar aos adeptos que as coisas não são feitas assim. O presidente está aqui à minha frente e nunca me pediu para jogar A, B ou C, nem enquanto diretor desportivo quer como presidente. Tenho total liberdade. Sou eu o total responsável."

A fechar a conferência de imprensa no Benfica Campus, Lage reafirmou: "Não é vontade [para não vencer], quem quer estar no primeiro lugar e em posição de vencer não pode sofrer golos como tem vindo a sofrer. Não é de vontade, mas de estarmos numa posição em que não podemos sofrer golos desta maneira."

Que mensagem deixa aos benfiquistas: "Com o apoio deles - e precisamos do apoio deles - para sermos o Benfica. Perante um mau resultado é claro que a confiança dos adeptos em nós ficar menor, mas nós estamos convictos em fazer boas exibições e bons resultados. Queremos fazer já amanhã uma boa exibição. O quanto foram importantes na conquista de títulos, assim como na altura da crítica a ausência deles também foi péssima para nós".

O treinador garantiu ainda que "há questões que estão completamente identificadas e vamos tentar retificá-las o mais rapidamente possível: as situações de bola parada e de transição de bola parada. Hoje já tivemos a rever isso de manhã."

O presidente do Benfica, Rui Costa, estava na sala a assistir aos esclarecimentos do técnico, mas sem prestar declarações aos jornalistas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Petervlg
    27 jan, 2025 Trofa 10:50
    Bruno Lage deveria ficar no Benfica por muito e muitos anos, é necessário limpar, o Benfica, pois existem jogadores que não querem jogar. Se acham que estão mal que se mudem, saem. O Benfica tem muitos "anticorpos" e Bruno Lage sozinho, não consegue endireitar o Benfica. Apenas um reparo Bruno Lage, não dês tanta informação, a maior parte das pessoas não entendem.
  • Maria
    26 jan, 2025 Palmela 17:43
    Quem joga sao os jogadores! Nao e o treinador!
  • Maria
    26 jan, 2025 Palmela 17:32
    Nao se pode dizer nada aos meninos" mesmo joguem mal?
  • pedro dias
    26 jan, 2025 coimbra 17:13
    Este indivíduo tem de sair... não tem categoria para ser treinador de qualquer equipa da primeira divisão, quanto mais do Benfica!

Destaques V+