10 fev, 2025 - 12:30 • Pedro Castro Alves
Alexander Bah e Manu Silva têm pela frente “oito a 12 meses” de reabilitação até poderem voltar a competir pelo Benfica.
Os atletas das águias sofreram a mesma lesão na vitória sobre o Moreirense: rotura completa do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo. Henrique Jones, médico especialista em medicina desportiva, explica que a lesão “tem indicação cirúrgica” para “reconstrução” do ligamento.
Já segue a Bola Branca no WhatsApp? É só clicar aqui
“Deixar arrefecer o joelho alguns dias e depois avançar para uma reconstrução do ligamento cruzado anterior. Não podemos esperar muito, porque o tempo aqui também é importante no início da recuperação”, começa por explicar, em entrevista a Bola Branca.
Benfica
Os dois jogadores sofreram a mesma lesão, com pouc(...)
Em média, o tempo de paragem para a recuperação são 10 meses, mas o médico explica que é impossível ser rigoroso quanto ao período de reabilitação.
“Embora não seja perfeitamente rigoroso, estamos a falar numa média de 10 meses, entre oito e 12 meses pós-lesão. Somos cada vez mais cautelosos na reabilitação e cada vez mais aproximamos muito dos 10 meses para regressar à competição”, diz.
Após este período, Henrique Jones explica que é expectável que os atletas façam uma recuperação plena. No entanto, é impossível dar garantias de que a lesão não trará problemas no futuro.
“Em 80% a 90% dos casos, o atleta poderá regressar à performance que tinha anteriormente. Agora, existem alguns estudos que dizem que o ligamento só está preparado para a competição dois anos depois da lesão. Claro que ninguém vai esperar dois anos, mas oito ou 10 meses já é alguma segurança em relação à consolidação da cirurgia”, conclui, nestas declarações à Renascença.