18 fev, 2025 - 22:11 • Inês Braga Sampaio
O Benfica apurou-se para os oitavos de final da Liga dos Campeões, esta terça-feira, ao empatar com o Mónaco, por 3-3, no Estádio da Luz, na segunda mão do play-off. Valeu a vitória (1-0) obtida no primeiro jogo.
A primeira oportunidade até foi do Benfica, mas o Mónaco tomou rapidamente as rédeas do jogo. Contudo, aos 22 minutos, Vangelis Pavlidis tirou dois adversários da frente, antes de cruzar para o segundo poste, onde apareceu Kerem Akturkoglu, completamente sozinho, a empurrar para o golo que dobrava a vantagem na eliminatória. O Mónaco não atirou a toalha ao chão e, aos 32 minutos, assistido por Breel Embolo, Takumi Minamino superou Anatoliy Trubin, que podia ter feito melhor.
Apesar dos calafrios, o Benfica foi para o intervalo em vantagem (2-1) na eliminatória. Contudo, logo aos 51 minutos, Eliesse Ben Seghir finalizou uma grande jogada de Maghnes Akliouche e voltou a empatar o play-off.
Liga dos Campeões
A equipa de Bruno Lage passou por muitos calafrios(...)
O Benfica cresceu no jogo, embalado pelo público da Luz, e conseguiu ganhar uma grande penalidade, por falta sobre Fredrik Aursnes. Na conversão, ao minuto 75, Pavlidis não perdoou. Porém, aos 81 minutos, George Ilenikhena fez o 3-2 e restabeleceu o empate no conjunto dos dois jogos. Exceto que, dois minutos depois, Orkun Kökçü respondeu a um cruzamento de Álvaro Carreras com uma desmarcação de surpresa e, na cara do guarda-redes do Mónaco, relançou o Benfica para o apuramento.
Desta vez, o Benfica não perdeu o controlo do jogo e fez-se valer da experiência de jogadores como Otamendi, Aursnes e Andrea Bellotti para conservar a vantagem na eliminatória. O árbitro apitou, enfim, e a Luz soltou um rugido: eis o apuramento para os oitavos de final da Liga dos Campeões. Vai defrontar Barcelona ou Liverpool.
O sorteio dos "oitavos" está marcado para sexta-feira, às 11h00.